A Honda acaba de lançar o BF350, novo motor V8 de 5.0 litros com VTEC, mas que não é voltado a veículos. O novo motor é destinado exclusivamente para uso marítimo. Com potência impressionante de 350 cv, esse motor promete tornar as experiências na água ainda mais emocionantes.

A estreia do BF350 aconteceu no Salão Náutico Internacional de Gênova (Itália). Esse novo motor é o primeiro V8 da marca para uso náutico, colocando a Honda em posição inovadora no mercado.

publicidade

Leia mais:

Características do Honda BF350

  • Segundo o motor1, o BF350 vem equipado com a mais alta tecnologia da Honda;
  • Um dos destaques é o modo Boosted Low Speed Torque (BLAST), que melhora a aceleração ao aumentar o torque a partir da relação combustível-ar mais rica e da ignição avançada;
  • Outra característica interessante é o modo ECOmo, que reduz o consumo de combustível durante a velocidade constante;
  • Além dessas inovações, o motor também oferece controle de cruzeiro e função de inclinação de potência, permitindo que o motor seja levantado durante as atracações, evitando danos à hélice e ao casco da embarcação;
  • Essas funcionalidades facilitam o manuseio e garantem a segurança dos navegantes.

A Honda também pensou na praticidade e desenvolveu os controles Intelligent Shift and Throttle, que permitem a operação de até quatro motores simultaneamente. Essa tecnologia proporciona facilidade em manobras de atracação e controle de velocidade baixa, tornando a experiência de dirigir uma embarcação ainda mais agradável e segura.

publicidade

Motor é inovador, mas não é único V8 disponível no mercado (Imagem: Divulgação/Honda)

Chegada aos EUA

A estreia do motor V8 nos Estados Unidos será na Exposição e Conferência de Construtores Navais (IBEX), em Tampa, Flórida, no início de outubro de 2024. A Honda ainda não divulgou o preço e a disponibilidade do produto, mas oferecerá garantia de fábrica de cinco anos para o motor.

publicidade

Outros V8 no mercado

Vale ressaltar que, apesar de ser inovador, a Honda não é a única fabricante a oferecer motor V8 para uso marítimo. A Yamaha, por exemplo, possui o XTO Offshore, que apresenta V8 de 5.6 litros com opções de 425 e 450 cv de potência.

Já a Mercury Marine oferece variedade de motores V8, com potências que variam de 225 a 300 cv. A empresa também possui motores V10 e V12, com potências impressionantes de 350 a 600 cv.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!