A Apple finalmente liberou o download do macOS 14 Sonoma para todos os computadores da empresa compatíveis com o novo sistema operacional. Ele traz melhorias para a capacidade dos Macs rodarem jogos, mais protetores de tela e widgets para quem gosta deles na Mesa (Desktop).

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O download do macOS 14 Sonoma já está disponível e é gratuito para todos os Macs compatíveis
  • Nele o usuário encontrará novidades como widgets que podem ficar em qualquer lugar da tela inicial (Mesa)
  • O sistema operacional recebeu modo de jogo para priorizar a GPU e CPU durante a jogatina
  • Mais protetores de tela chegaram e eles são os mesmos em vídeo que estão no Apple TV, com cenas gravadas por drone

Em um tempo do passado a Apple costumava liberar versões novas de seus sistemas operacional em um grande pacote, envolvendo o iPhone, iPad, Mac, Apple TV e outros. Este cenário mudou e oito dias após o iOS 17 poder ser baixado por todos, o macOS 14 Sonoma ficou disponível.

Começando pelo que vai mais chamar atenção logo de cara, o macOS 14 Sonoma segue aquele caminho trilhado e esquecido pelo Windows e coloca widgets na tela inicial, que nos Macs tem nome de Mesa. Na versão anterior do sistema operacional eles já existiam, mas agora podem ser colocados em qualquer lugar e não desaparecem automaticamente.

publicidade
macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)

macOS 14 Sonoma traz recurso da Apple TV

A ideia é aproximar ainda mais o iOS e iPadOS do macOS, tanto que o visual dos widgets é o mesmo adotado no iPhone e tablets da marca. Já os protetores de tela lembram os do Apple TV, com vídeos em câmera lenta feitos com o que parece ser um drone. Uma diferença para os Macs está em transformar a cena em um papel de parede, no momento em que o usuário volta a utilizar o computador.

macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)

Em reuniões, um recurso chamado de Sobreposição do Apresentador coloca a pessoa apresentando algo em destaque na tela compartilhada. Ele pode ser removido ou ter o local alterado, pois é uma camada extra por cima do vídeo. Já o Safari recebeu a possibilidade de ter perfis de usuário diferentes.

Por fim, outra mudança importante é chamada de Modo de Jogo. Nele o macOS prioriza o uso da placa de vídeo e processador para o game em primeiro plano, diminuindo ainda mais a quantidade de recursos para apps que não estão por cima da jogatina. Além disso, a latência dos AirPods foi reduzida neste momento.

macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)

Qual Mac é compatível com o macOS 14 Sonoma

Segundo a Apple, estes são os computadores da empresa compatíveis com o novo sistema operacional:

  • iMac 2019 ou superior
  • iMac Pro 2017 ou superior
  • MacBook Air 2018 ou superior
  • MacBook Pro 2018 ou superior
  • Mac Pro 2019 ou superior
  • Mac Studio 2022 ou superior
  • Mac mini 2018 ou superior