Imagem: Divulgação / Meta
A Meta, empresa-mãe de Facebook, WhatsApp e Instagram, está dando um passo audacioso no mundo dos chatbots de inteligência artificial (IA). A empresa anunciou oficialmente o lançamento de seu assistente de IA, que estará disponível em plataformas como WhatsApp, Messenger e Instagram. A informação, agora confirmada, já havia sido vazada.
Detalhes sobre os chatbots foram antecipados em reportagem do The Verge, e confirmados durante o evento Meta Connect pelo próprio Mark Zuckerberg.
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Junto ao assistente da Meta, a empresa está lançando uma lista inicial de 28 personagens de IA em seus aplicativos de mensagens. Muitos deles são baseados em celebridades, enquanto outros são temáticos para casos de uso específicos, como um agente de viagens. Veja os famosos que fizeram parceria com a Meta para serem personificados em chatbots de IA:
Um aspecto interessante desses personagens é o que Al-Dahle chama de “embodiments” (personificações). Conforme você conversa com um deles, a imagem de perfil deles anima sutilmente com base na conversa.
A Meta vai usar IA para facilitar a criação de stickers (ou figurinhas) personalizados para chats e histórias. Com base na tecnologia de Llama 2 e no modelo fundamental de geração de imagens chamado Emu, a IA converte prompts de texto em vários adesivos únicos e de alta qualidade em segundos.
Essa nova funcionalidade será lançada para um número limitado de usuários de língua inglesa ao longo do próximo mês no WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories.
Além disso, em breve será possível transformar suas imagens ou até mesmo co-criar imagens geradas por IA com amigos. Duas novas funcionalidades, “restyle” e “backdrop,” que em breve estarão disponíveis no Instagram, utilizam a tecnologia do Emu.
“Restyle” permite que você recrie suas imagens aplicando estilos visuais que você descreve. Basta digitar um descritor como “aquarela” ou um prompt mais detalhado, como “colagem de revistas e jornais com bordas rasgadas”, para descrever o novo visual da imagem que deseja criar. Já o “Backdrop” altera a cena ou o fundo de sua imagem com base em prompts, como “coloque-me na frente de uma aurora boreal sublime” ou “rodeado de filhotes”.
O The Verge fez um breve teste da Meta AI, e disse ter tentado fazer a IA cometer erros ou dizer algo inadequado. No entanto, a IA informou, por exemplo, que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e que não poderia ajudar na criação de uma bomba.
Além disso, o The Verge relata que ela se recusou a dar conselhos sobre como terminar um relacionamento, o que sugere que a Meta implementou muitos mecanismos de segurança para evitar problemas e polêmicas. Al-Dahle afirma que a empresa gastou 6.000 horas testando o modelo para encontrar casos de uso problemáticos e que os funcionários têm criado milhares de conversas com ele diariamente antes do lançamento.
Ahmad Al-Dahle, vice-presidente de IA generativa da Meta, que liderou o desenvolvimento do assistente, não revelou exatamente em que a IA foi treinada. Ele a descreveu como um modelo de linguagem grande “feito sob medida”, baseado em muitos dos princípios fundamentais por trás do Llama 2, o modelo semi-aberto mais recente da Meta que está sendo rapidamente adotado em diversas indústrias. A rápida adoção do Llama 2 ajudou a Meta a refinar o funcionamento de seu próprio assistente.
Nós vimos uma enorme demanda pelos modelos e, em seguida, vimos uma quantidade incrível de inovação acontecendo nos modelos que realmente nos ajudou a entender seu desempenho, entender suas fraquezas e nos ajudar a iterar e aproveitar alguns desses componentes diretamente no produto.
Ahmad Al-Dahle, vice-presidente de IA generativa da Meta (via The Verge)
Por enquanto, a IA da Meta não está treinada com dados públicos de usuários do Instagram e Facebook, embora pareça que isso esteja nos planos futuros. É fácil imaginar que pedir à IA que “mostre reels do sul da Itália” seja um caso de uso convincente que outros chatbots não podem replicar. Al-Dahle afirma: “Vemos um longo caminho para integrar algumas de nossas próprias integrações sociais como parte do assistente para torná-lo ainda mais útil”.
O assistente está “bem ali dentro do seu contexto de chat, e nossos aplicativos de chat são bastante populares”, afirma Al-Dahle. “Você não precisa sair do contexto para interagir, envolver-se ou obter ajuda do assistente”.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de setembro de 2023 18:12