5G deve representar 61% dos acessos no Brasil até 2027, aponta pesquisa

Brasil será um dos impulsionadores da expansão do 5G do mundo, com uma previsão de aumento de quase 10 vezes no número de acessos no país
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 28/09/2023 11h32, atualizada em 02/10/2023 10h42
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A quantidade de usuários de 5G deve crescer consideravelmente nos próximos quatro anos em todo o mundo. E o Brasil será um dos impulsionadores dessa expansão. Dados da consultoria Omdia apontam que, até 2027, 61% dos acesso à rede em território brasileiro serão a partir da nova geração móvel de internet.

Leia mais

Crescimento do 5G

  • A rede 5G completou um ano de implementação no Brasil em julho de 2023, com cerca de 10 milhões de acessos. 
  • A previsão é que esse número aumente em cerca de 10 vezes até 2027.
  • Segundo o levantamento, o crescimento seria motivado pela rápida expansão da rede e pelo lançamento de novos aparelhos que possuam a tecnologia.
  • Nos próximos quatro anos, o documento aponta que o 4G ainda será usado em 36% dos acessos e o 3G em 3%.
  • As informações são do portal Tele.Síntese.
Chegada da rede 5G completou um ano de implementação no Brasil em julho de 2023 (Imagem: rafapress / Shutterstock.com)

Brasil também é destaque na fibra óptica

Os dados da consultoria Omdia ainda apontam que o Brasil é um dos três países do mundo (junto com China e Índia) que que mais adicionam clientes de fibra óptica ano a ano. E que ainda há espaço para um crescimento ainda maior neste setor.

Até o final de 2022, o Brasil era o segundo país com mais adições, mas foi superado após o governo indiano realizar grandes investimentos na tecnologia nos últimos dois anos. Já a China está crescendo 10% ao ano (51 milhões de acessos). O país já tem mais de uma conexão por fibra por domicílio.

Por aqui, ressalta o documento, ainda há espaço para prestadores de serviço de banda larga crescerem. As adições líquida ano a ano no primeiro trimestre subiram 19%, somando 5 milhões. E a taxa de penetração é de apenas 42%.

Enquanto isso, a Índia deverá manter elevados índices de expansão nos próximos anos. Cresceu 65% ano a ano no primeiro trimestre, o que representa adição de 9 milhões de usuários. Mas tem penetração de apenas 8% dos domicílios.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.