A Meta anunciou, durante o evento Connect, novos recursos de edição de imagens e criação de figurinhas para o Instagram. O que chama a atenção é que esses recursos usam inteligência artificial (IA) generativa – tecnologia capaz de “criar”.

Para quem tem pressa:

  • Durante o evento Connect, a Meta anunciou novos recursos para o Instagram que utilizam inteligência artificial (IA) generativa, capaz de criar novos estilos e efeitos em imagens;
  • A ferramenta “restyle” permite aos usuários remixar suas fotos em diferentes estilos, usando descrições como “aquarela” ou “colagem de revistas” para transformar a aparência da imagem;
  • Também foi apresentada uma prévia da ferramenta “backdrop”, que permite a aplicação de fundos gerados por IA em fotos. Os usuários podem sugerir cenários, como “aurora boreal”, por exemplo;
  • As postagens criadas com esses recursos virão com etiquetas indicando o uso de IA, com o objetivo de evitar confusões com conteúdo gerado por humanos, segundo a Meta;
  • Além disso, a Meta anunciou a introdução de figurinhas geradas por IA no Instagram, WhatsApp, Messenger e Facebook Stories, permitindo aos usuários criar adesivos personalizados.

Esses recursos surgem enquanto Mark Zuckerberg, CEO da Meta, prometeu repetidamente que funcionalidades de IA generativa estarão disponíveis em todos os aplicativos da empresa (por exemplo: Instagram, WhatsApp e Facebook).

publicidade

Leia mais:

IA generativa no Instagram

Montagem com recurso de IA generativa no Instagram
(Imagem: Divulgação/Meta)

Uma ferramenta chamada “restyle” é uma espécie de filtro de IA generativa turbinado. Ela permite aos usuários remixar suas fotos existentes em diferentes estilos. Segundo a Meta, o usuário poderá digitar num descritor “aquarela” ou “colagem de revistas e jornais, bordas rasgadas”, por exemplo, para descrever a nova aparência da imagem.

publicidade
Montagem com recurso de IA generativa no Instagram
(Imagem: Divulgação/Meta)

A empresa também deu uma prévia de uma nova ferramenta chamada “backdrop”, um recurso de tela verde com IA generativa. Os usuários poderão digitar sugestões como “me coloque na frente de uma aurora boreal” para criar uma nova versão da imagem com o fundo aplicado.

Além disso, a big tech informou que as postagens criadas usando tanto o “backdrop” quanto o “restyle” virão com etiquetas indicando o uso de IA. Segundo a Meta, o objetivo é “reduzir as chances de as pessoas confundirem com conteúdo gerado por humanos”. A empresa não mostrou como serão essas tags.

publicidade

A Meta não especificou quando esses novos recursos estarão disponíveis para os usuários do Instagram. Por ora, a empresa apenas disse que chegarão “em breve”.

Montagem com figurinhas criadas por IA no Instagram
(Imagem: Divulgação/Meta)

Outra novidade foi anunciada no evento: figurinhas geradas por IA, que estarão disponíveis no Instagram, WhatsApp, Messenger e Facebook Stories. O recurso permite aos usuários criar rapidamente adesivos personalizados para suas conversas e Stories por meio de sugestões de texto. Os adesivos serão disponibilizados “para usuários selecionados de língua inglesa” dos aplicativos da empresa “ao longo do próximo mês”, informou a Meta.

publicidade

A empresa também anunciou mais de 25 chatbots de IA generativa, incluindo várias personalidades baseadas em celebridades e criadores de conteúdo da vida real.