O rover Perseverance, da NASA, registrou fenômeno climático em Marte que também é muito comum em algumas regiões da Terra. No dia 30 de agosto, a nave filmou redemoinho de poeira girando na borda oeste da cratera Jezero de Marte.

O registro

  • A equipe envolvida na missão calculou que o redemoinho estava a cerca de quatro quilômetros do Perseverance no momento do registro;
  • Conforme descrito pelo Space.com, o fenômeno se movia de leste a oeste a cerca de 19 km/h;
  • Os pesquisadores acreditam que ele tinha cerca de 60 metros de largura.

publicidade

Leia mais:

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=r4Qg8dvAFNw

“Não vemos o topo do redemoinho de poeira, mas a sombra que ele lança nos dá boa indicação de sua altura”, afirma Mark Lemmon, membro da equipe científica do Perseverance. “Se este redemoinho de poeira fosse configurado dessa forma, sua sombra indicaria que ele tem cerca de 2 km de altura.”

No total, o Perseverance conseguiu captar 21 imagens do redemoinho de poeira usando uma de suas câmeras de navegação. Após isso, a equipe transformou as imagens em vídeo, acelerado por um fator de 20. 

publicidade

Perseverance

O rover pousou no solo de Jezero em fevereiro de 2021. Com a missão de procurar sinais de vida passada em Marte – e coletar e armazenar dezenas de amostras -, a nave espacial detectou dezenas de redemoinhos de poeira durante sua estadia no planeta.

Além disso, em 2021, o Perseverance capturou o áudio de um desses redemoinhos pela primeira vez na história da exploração do planeta vermelho.

publicidade

Missão de retorno de amostras de Marte pode atrasar por falta de dinheiro

Um relatório divulgado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da NASA (IRB) aponta que a primeira missão de retorno de amostras de Marte para a Terra pode não sair de acordo com o planejado.

Leia a reportagem completa aqui

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!