A Netflix começou no fim dos anos 1990 como uma locadora online que enviada filmes em DVD até a casa dos clientes. A empresa anunciou que o serviço chega ao fim nesta sexta-feira (29) com o envio da última unidade no tradicional envelope vermelho.

A notícia marca o fim de uma era importante, já que foi o aluguel de DVDs que começou a trajetória da plataforma até se tornar uma gigante no setor de streaming.

publicidade

Leia mais:

 “A Netflix enviará seu DVD final em 29 de setembro de 2023 (…) o envelope vermelho continua a ser um símbolo duradouro do nosso amor pelo entretenimento”, diz uma postagem da Netflix publicada no X (antigo Twitter).

publicidade

Vale lembrar que o fim do negócio de aluguel de DVDs foi anunciado em abril deste ano. Segundo a empresa, a demanda por aluguel em mídia física estava cada vez menor.

Negócio de aluguel de DVDs da Netflix

  • O título que inaugurou o serviço foi “Beetlejuice” em 1998.
  • Desde então, foram 5,2 bilhões de filmes enviados para mais de 40 milhões de clientes, informa a empresa.
  • Foi o aluguel de DVD que abriu caminho para a Netflix introduzir o streaming de conteúdo sob demanda ainda em 2007.
  • Rapidamente a modalidade cresceu e já era o serviço mais popular da companhia em 2009. Já o aluguel de DVD (pelo endereço dvd.com) foi encolhendo e se tornando uma parte secundária da Netflix.
  • Atualmente, a plataforma produz vários conteúdos próprios e conta globalmente com mais de 238 milhões de assinantes. As informações são do Engadget.
Envelopes do serviço de aluguel DVD.com da Netflix. Imagem: Here Now / Shutterstock

Embora seja realmente o fim de uma era, a Netflix anunciou em agosto uma boa notícia para os puristas e fãs de filmes mídia física. Quem tiver DVDs alugados, poderá ficar com os discos e ainda receberá outros 10 filmes em casa nos EUA. Uma forma encontrada pela empresa de esvaziar os estoques.