Elon Musk espalha desinformação sobre a guerra entre Israel e Hamas

Centenas de informações falsas foram publicadas no X e o próprio Elon Musk recomendou seguir uma conta que propagava desinformação
Elon Musk em evento
Elon Musk deve prestar depoimento para se explicar sobre declarações relacionadas ao piloto automático da Tesla (Imagem: Getty Images)

O ataque realizado pelo Hamas contra Israel e a resposta israelense ocuparam as manchetes de todos os noticiários e foram assunto também nas redes sociais. Centenas de imagens e vídeos da guerra se espalharam no X, antigo Twitter, e com eles muitas informações falsas. O próprio Elon Musk recomendou que os usuários da plataforma seguissem uma conta conhecida por propagar desinformação.

Continua após a publicidade

Leia mais

Guerra entre Israel e Hamas ganhou espaço na rede social

  • No fim de semana, o X sinalizou várias postagens como enganosas ou falsas, incluindo um vídeo supostamente mostrando ataques aéreos israelenses contra o Hamas na Faixa de Gaza.
  • Mesmo assim, centenas de publicações com desinformação passaram pelo filtro da rede social.
  • As falhas acontecem após o antigo Twitter ter cortado parte da equipe que atuava para combater a desinformação na plataforma.
  • Além disso, a empresa tem sido constantemente acusada de não adotar medidas para combater postagens com informações falsas, bem como discursos de ódio.
  • As informações são da CNBC.

Elon Musk espalhou desinformação sobre o conflito

O próprio Elon Musk promoveu a desinformação no X, segundo a CNN, ao recomendar que usuários seguissem um perfil para ter mais informações sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas. No entanto, a conta recomendada é conhecida por espalhar informações falsas, tendo, inclusive, divulgado um relatório inexistente sobre uma explosão no Pentágono recentemente.

Musk apagou a postagem mais tarde. “Como sempre, por favor, tente ficar o mais perto possível da verdade, mesmo para coisas que você não gosta”, disse ele.

Celular com logomarca do X, antigo Twitter, em cima de teclado de notebook
X (Twitter) amplificou a desinformação sobre o conflito entre Israel e Hamas (Imagem: sdx15/Shutterstock)

Postagens com informações falsas inundaram o X

Vários usuários compartilharam um comunicado de imprensa falso da Casa Branca afirmando que os EUA estavam enviando bilhões de dólares em nova ajuda a Israel em resposta ao ataque do grupo extremista.

Em outra postagem, uma notícia falsa de que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia sido hospitalizado. A conta responsável pela informação mentirosa foi posteriormente suspensa.

Um vídeo que supostamente mostraria generais de Israel após serem capturados por combatentes do Hamas também viralizou e foi visto mais de 1,7 milhão de vezes até esta segunda-feira (09). As imagens, no entanto, mostram a detenção de separatistas no Azerbaijão.

A Direção Nacional de Cibersegurança de Israel, uma das principais agências de defesa cibernética do governo, pediu que os usuários do X não espalhem informações não verificadas. “A fábrica de boatos está transbordando”, disse a entidade.

Ao mesmo tempo, alguns vídeos de propaganda criados pelo Hamas também têm circulado no X. Embora a organização terrorista seja banida da maioria das plataformas de mídia social, inclusive no antigo Twitter, ela continua a compartilhar vídeos no Telegram. E esses vídeos, incluindo alguns do ataque mais recente a Israel, são frequentemente compartilhados no X.

Alessandro Di Lorenzo
Alessandro Di Lorenzo

Alessandro Di Lorenzo é editor do Olhar Digital e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bruno Capozzi
Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email