A Estação Espacial Internacional (ISS) sofreu um vazamento nesta segunda-feira (9). O problema foi no sistema de refrigeração de um módulo russo. As informações são da NASA.

Onde aconteceu? De acordo com o comunicado, flocos de amônia tóxicos foram observados no Módulo de Laboratório Multiuso Russo Nauka (MLM) da Estação Espacial Internacional (ISS) .

publicidade

O vazamento foi inicialmente detectado por uma câmera e depois confirmado pelo  astronauta da agência Jasmin Moghbeli, que está na ISS. O gás estava saindo do radiador do módulo, de acordo com o relato.

Os astronautas correm perigo? Segundo a NASA, os astronautas da estação espacial “nunca correram qualquer perigo” após o vazamento. “A Roscosmos confirmou que o vazamento observado está no radiador reserva de Nauka, que está montado na parte externa do módulo”, completou ainda.

publicidade

O que causou o vazamento? A NASA não confirma a causa do vazamento. De acordo com a agência, “as equipes no local continuarão investigando a causa do vazamento e atualizações adicionais serão disponibilizadas conforme disponíveis”.

Leia mais:

publicidade

Vazamento na estação espacial

Não está claro se o vazamento exigirá uma caminhada espacial dos cosmonautas da Roscosmos para reparos no módulo científico, ou se a situação atrasará uma caminhada espacial já planejada pelos astronautas da NASA (em um tipo diferente de traje espacial) que deverá ocorrer em 12 de outubro. 

Visão de dentro da cúpula da Estação Espacial Internacional
A EEI tem uma cúpula com visão espetacular para a Terra (Imagem: Reprodução/Google Earth)

O radiador reserva com vazamento era originalmente para um módulo russo diferente a bordo da estação espacial, chamado Rassvet, e foi entregue à ISS por meio da missão do ônibus espacial STS-132 em 2010. 

publicidade

A amônia é extremamente tóxica, mas é necessária para resfriar a ISS. Em dezembro do ano passado, um grave vazamento na estação causou um atraso no retorno de parte da tripulação à Terra e cancelou caminhadas espaciais.