Pesquisadores da Dublin City University (Irlanda) realizaram estudo que revelou diferenças perceptuais significativas em goleiros de futebol. Diferente de outros jogadores, os goleiros precisam tomar decisões rápidas com base em informações sensoriais limitadas ou incompletas.

O Medical Xpress relata que o estudo foi conduzido com 60 voluntários, incluindo goleiros profissionais, jogadores de linha profissionais e indivíduos não praticantes de futebol. Os resultados mostraram que os goleiros possuem habilidade única de combinar informações de diferentes sentidos, o que foi confirmado pela análise das janelas de ligação temporal.

publicidade

Leia mais:

Descobertas

  • As janelas de ligação temporal se referem ao intervalo de tempo no qual os sinais dos diferentes sentidos são fundidos ou integrados perceptualmente;
  • Os goleiros apresentaram janela de ligação temporal mais estreita em comparação com os jogadores de linha e os não jogadores de futebol;
  • Isso indica estimativa mais precisa e rápida do tempo de estímulo audiovisual pelos goleiros;
  • Além disso, os goleiros também apresentaram menor interação entre informações visuais e auditivas.

Essa descoberta sugere que os goleiros têm tendência maior de separar os sinais sensoriais, integrando os flashes e os sons em menor grau. Os pesquisadores acreditam que essas diferenças são devido à natureza idiossincrática da posição de goleiro, que exige a capacidade de tomar decisões rápidas com base em informações sensoriais parciais ou incompletas.

publicidade

Os pesquisadores planejam continuar investigando o tema em estudos futuros. Um dos próximos passos é explorar se jogadores de posições altamente especializadas, como atacantes e zagueiros, também apresentam diferenças perceptuais.

Além disso, eles estão interessados em descobrir se essas diferenças no processamento multi-sensorial são resultado de treinamento rigoroso desde a infância ou se são habilidade natural inerente que atrai jovens jogadores para a posição de goleiro.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!