Chega ao fim o suporte da primeira versão do Windows 11 lançada em outubro de 2021. Conhecida como 21H2, a compilação perdeu o suporte oficial da Microsoft esta semana (mais precisamente nesta terça, 10 de outubro).

Leia mais:

O que isso significa?

  • Quem ainda usa o Windows 11 21H2 no PC não receberá mais atualizações mensais com correções de segurança e melhorias.
  • A boa notícia é que não é difícil contornar o problema. Basta acessar o Windows Update para receber uma versão mais recente automaticamente.
  • A Microsoft também costuma atualizar sozinho as máquinas com versões antigas do sistema, o que deve acontecer no decorrer de novembro com a nova atualização Moment 4. As informações são do Neowin.
windows 11
O Windows 11 Moment 4 possui várias novidades, como um novo mixer de volume, controle nativo de acessórios com RGB, o assistente de IA Copilot e mais.

Windows 11

A Microsoft lançou o Windows 11 21H2 para o público em 5 de outubro de 2021. Além de ter um visual muito mais moderno, o sistema chegou com novos recursos e melhorias com foco em produtividade.

publicidade

No entanto, a recepção foi morna e ofuscada pelos exigentes requisitos de hardware, o que deixou muitas máquinas antigas de fora.

Dois anos mais tarde, o software ficou mais refinado e recebeu um novo pacote com novidades no fim de setembro, o ‘Moment 4’. Confira aqui como instalar a última atualização disponível manualmente no seu PC.

publicidade

No fim de 2023, o sistema operacional chegará na compilação 23H2, que terá mais dois anos garantidos de suporte. 

Fim da ativação com licenças antigas!

Outra mudança confirmada recentemente é que o Windows 11 não vai mais aceitar chaves de versões anteriores do sistema na ativação. Na prática, os usuários não vão conseguir mais ativá-lo com chaves do Windows 7 ou 10, por exemplo.

publicidade

A mudança já está valendo este mês. Vale recordar que esse era um dos métodos usados para usar o Windows 11 original sem ter que pagar por uma licença adicional.

Quem conseguiu ativar o sistema dessa forma não será afetado, diz a Microsoft. A nova regra só vale para novas ativações.