Olhar Espacial faz “esquenta” para o eclipse solar anular

Saiba todos os detalhes sobre o eclipse solar anular e a transmissão online que o Olhar Digital vai fazer do evento
Flavia Correia13/10/2023 10h11, atualizada em 13/10/2023 12h02
Exemplo de eclipse solar anular
Exemplo de eclipse solar anular (Imagem: Kevin Baird/Flickr - Creative Commons
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É neste sábado (14)! Depois de quase três décadas, o Brasil, finalmente, vai voltar a testemunhar a Lua passando entre a Terra e o Sol, causando um eclipse solar – desta vez, com uma particularidade: os céus de alguns pontos específicos do continente americano vão ganhar um “Anel de Fogo”.

Popularmente, é assim que é chamado o eclipse solar anular. Por estar mais longe da Terra, próxima ao ponto mais distante do planeta (chamado de apogeu), a Lua estará bem menor. Assim, quando passar na frente do Sol, ela vai tapar apenas o centro do astro, ficando no meio de um belíssimo aro dourado (saiba mais detalhes aqui).

Animação conceitual mostra o que esperar do eclipse solar anular deste sábado (14). Crédito: NASA

Embora todo o país possa observar frações do eclipse (alguns lugares um pouco mais, outros, um pouco menos), apenas determinadas cidades das regiões norte e nordeste verão 100% da anularidade.

Se você não está nesse trecho privilegiado, não se preocupe. O evento será transmitido online, ao vivo, a partir das 14h, em todas as plataformas do Olhar Digital, em uma live superespecial com a participação de convidados e imagens exclusivas de diversos pontos do país – com direito a algumas “espiadinhas” em outros lugares das Américas.

Eclipse solar será transmitido pelo Olhar Digital com tecnologia de ponta

E para tentar conter a ansiedade, que tal um “esquenta” esta noite? Para ter uma pequena noção do que nos espera na live do eclipse, o Olhar Espacial desta sexta-feira (13) será todo dedicado ao evento astronômico mais esperado dos últimos tempos.

O programa vai contar com a participação de diversos convidados especiais, que estarão presentes no 23º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), evento que acontece de 12 a 14 de outubro em Araruna, na Paraíba. Essas conferências são realizadas anualmente e reúnem astrônomos profissionais e amadores, além de entusiastas, estudantes e educadores, com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da astronomia no Brasil. O principal foco desta edição, claro, é o eclipse solar deste sábado.

Você também vai saber todos os detalhes sobre a transmissão ao vivo do Olhar Digital, que contará com tecnologia de ponta para oferecer as melhores imagens, atreladas ao melhor conteúdo informativo.

Então, não perca! 

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.