Um “carrinho” apresentado em 2016 chegou ao mercado no fim do ano passado e já conta com milhares de reservas. Estamos falando do Microlino, da empresa suíca Mobility Systems (MMS).

O modelo é inspirado no clássico italiano Iso Isetta (ou Romi-Isetta), que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e faz parte de um segmento cada vez mais badalado: o dos microveículos urbanos com zero emissões.

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Como é o Microlino

  • O veículo mede 2,5 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,5 m de altura e leva até 230 litros de bagagem. 
  • Apesar de parecer um “carrinho” elétrico por fora, o Microlino foi registrado como um quadriciclo de 496 kg com velocidade máxima de 90 km/h.
  • A única versão disponível atualmente é vendida com uma bateria de 10,5 kWh e autonomia de até 177 km por carga.
  • O motor elétrico traseiro é o mesmo em todas as versões, com 17 cv e 9,1 kgfm de torque.
  • O modo Sport eleva a potência para 26 cv por até cinco minutos.
Os dois ocupantes entram pela porta que abre em diagonal. Imagem: Divulgação/MMS

O “carrinho” é minimalista e dispensa apoios de braço e até retrovisor interno. Também não há ar-condicionado, som, sistema de navegação ou airbags. A boa notícia e a presença de um teto solar que abre manualmente e um quadro digital mostra informações importantes, como carga disponível, velocidade e mais.

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Interior do Microlino. Imagem: Divulgação/MMS

Preço

Produzido em Turim, na Itália, o modelo já conta com mais de 35 mil unidades reservadas e começou a ser entregue para os compradores, diz a MMS. O preço de partida do Microlino é 22.690 euros (pouco mais de R$ 121 mil na cotação atual).

Uma versão com menos bateria e autonomia de 90 km será lançada mais tarde por 17.690 euros. A versão mais completa, com 230 km de autonomia, ainda não teve preço divulgado.

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Como não é homologado como um carro na Europa, o microcarro pode rodar nas ruas (não em rodovias) mesmo ser airbags ou outros equipamentos obrigatórios. Será que faria sucesso no Brasil?