Enquanto startups apostam em eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais), alguns ainda não compraram a ideia de que o carro do futuro será voador. Um deles é o inventor americano Shane Chen.
O criador do popular hoverboard de autoequilíbrio imagina um conceito de veículo que anda sobre duas rodas, é autônomo e pode levar até cinco pessoas. A novidade ganhou o apelido de SHANE.
Leia mais:
- Honda, GM e Cruise expandem serviço de robotáxis para o Japão
- Esta nova van futurística da Toyota parece ter saído de um videogame; conheça
- ‘Carro voador’ já está à venda nos EUA; veja quanto custa
Como é o carro elétrico do futuro
- O veículo ainda compartilha características com alguns carros atuais, como a capacidade de transportar carga e passageiros.
- O modelo é elétrico e não precisa de motorista, dispensando até o uso de volante.
- Com uma estrutura de vidro e metal, a cabine do veículo se abre como uma concha e também oferece espaço para carga na parte traseira.
- O layout interior não é tão diferente de um carro padrão, com a exceção de que o acesso é feito levantando toda a parte frontal.
- A direção autônoma plena tornaria o SHANE um carro atraente para uso pessoal ou transporte de passageiros, mas ainda não há expectativa de lançamento.


Fiquei entusiasmado por criar um conceito de carro com duas rodas que pode atingir altas velocidades e ser energeticamente eficiente. Acredito realmente que o SHANE fará a diferença na forma como abordamos a mobilidade
Shane Chen, em comunicado
Vale ressaltar que carros de duas (ou três rodas) não são exatamente novidade e normalmente lutam para oferecer boa estabilidade em velocidade mais alta ou durante manobras mais bruscas. O SHANE resolve isso usando rodas superdimensionadas e um sistema que altera o centro de gravidade dependendo da situação.
Por enquanto, ainda não há nenhum protótipo oficial pronto, apenas renderizações. Segundo informações do Autoevolution, o inventor procura o apoio de empresários para que “façam parte da próxima revolução automobilística”.
Caso saia do papel, o veículo também terá mais recursos inovadores, como o controle de velocidade diferencial. Isso significa que cada roda poderá se mover em velocidades diferentes, facilitando as manobras. Amortecedores regenerativos também vão manter a bateria carregada em movimento.