Um eclipse é um evento astronômico que pode ser visto tanto do espaço quanto da Terra e tem características únicas, que mudam conforme a localização do observador. Ele ocorre quando o Sol, a Lua, e a Terra entram em determinado alinhamento e ocasiona episódios como a lua vermelha e até o dia se transformando em noite. A seguir, confira a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar.

Leia mais:

Saiba a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar

Crédito: BlueRingMedia – Shutterstock

Como já dito anteriormente, o eclipse, visto do nosso planeta, é o resultado do alinhamento entre três astros: Sol, Lua, e Terra. Este acontecimento só é possível porque a maior parte dos corpos do nosso Sistema Solar, com exceção da Lua, giram em torno do Sol, e isso faz com que os astros assumam posições diferentes de tempos em tempos.

Embora a Lua não orbite o Sol, ela orbita a Terra, então ela também se movimenta. Com isso, estes objetos espaciais (Sol, Lua e Terra) giram e, eventualmente, se alinham um na frente do outro, ocasionando um evento astronômico intitulado de eclipse.

publicidade

A partir deste alinhamento, é possível observar diferentes eventos, pois a posição de cada astro reflete diretamente naquilo que podemos observar. O eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente da Terra, bloqueando total ou parcialmente o brilho do Sol. Nisso, é possível observar três diferentes variações do eclipse solar:

  • Eclipse Solar Parcial: ocorre quando a Lua “engole” parte do Sol, o que o faz exibir uma forma similar a uma meia lua;eclipse solar parcial 11
  • Eclipse Solar Total: é o bloqueio mais eficiente da luz solar pela Lua e transforma o dia em “noite”. Esta variação costuma exibir a silhueta circular do Sol envolvida por um brilho esbranquiçado e pálido;eclipse solar total
  • Eclipse Solar Anular: ocorre quando a Lua bloqueia a maior parte do brilho do Sol, mas a uma distância considerável da Terra, então exibe a silhueta do Sol envolvida por um círculo alaranjado, como um “anel de fogo”.

O eclipse lunar acontece quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, o que a faz projetar a sua sombra no satélite. Esse movimento pode ocasionar duas diferentes variações.

  • Eclipse Lunar Penumbral: acontece quando a Lua percorre um caminho pela penumbra da sombra da Terra, o que muda, de forma muito sutil, a sua aparência para quem está na Terra. Em outras palavras, é como se Lua ficasse mais escura;eclipse lunar penumbral
  • Eclipse Lunar Umbral: ocorre quando a Lua passa pela parte mais escura da sombra da Terra, ocasionando uma mudança radical em sua aparência, pois o satélite passa a exibir um brilho avermelhado ou acobreado em virtude da dispersão da luz solar. "Lua de Sangue": fenômeno acontece quando a sombra da Terra recai sobre a Lua durante um eclipse lunar total.