Elon Musk, CEO do X, antigo Twitter, anunciou na madrugada desta sexta-feira (20) que a plataforma de mídia social ganhará em breve dois novos níveis de assinaturas premium. Segundo publicação do bilionário na rede social, a opção mais barata virá com anúncios, enquanto a mais cara será livre de publicidade. 

O que você precisa saber: 

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  • O anúncio confirma um relatório da Bloomberg que informou que a empresa estava testando níveis de assinaturas com preços baseados na quantidade de anúncios exibidos; 
  • As novas opções, no entanto, devem limitar bastante o uso gratuito do X/Twitter; 
  • O plano Premium atual (antigo Twitter Blue) custa R$ 42 por mês no Brasil ou R$ 440 anual; 
  • Os preços para os novos níveis não foram divulgados; 
  • Musk não deu mais detalhes sobre o lançamento. 

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Um tem custo mais baixo com todos os recursos, mas sem redução nos anúncios, e o outro é mais caro, mas não tem anúncios.

Vale lembrar que, no início desta semana, a empresa começou a cobrar US$ 1 (R$ 5) de novos usuários na Nova Zelândia e nas Filipinas como um teste para usar a plataforma. Chamado de ”Not a Bot” (Não é um Bot), o programa visa combater a presença de robôs e reduzir a quantidade de spam e manipulação na plataforma. Veja detalhes aqui! 

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De acordo com o site oficial do X, novos usuários nos países de teste que optarem por não se inscrever só poderão realizar ações de “somente leitura”, ou seja, a interação ficará restrita a ler postagens, assistir a vídeos e seguir contas. Vale pontuar que apenas os novos usuários serão afetados pela medida. Contas antigas não serão impactadas — ao menos por enquanto. 

Conforme lembra a Reuters, desde que assumiu a plataforma em outubro de 2022, as mudanças radicais implementadas por Musk, incluindo as demissões em massa e dissolução de equipes de moderação de conteúdo, levaram os anunciantes a cancelar contratos com a rede social, o que impactou fortemente a receita da empresa. 

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Os novos níveis de assinaturas — que muito lembram os da Netflix, por exemplo — visam impulsionar a divisão de publicidade da plataforma. Ainda não está claro se a versão gratuita da rede social será mesmo extinta ou continuará para todos com limitações.