O próximo chip Snapdragon topo de linha será anunciado pela Qualcomm esta semana, mas vários detalhes acabaram vazando antes da hora.

O que você precisa saber

  • O Snapdragon 8 Gen 3 usará recursos de IA para fornecer “ferramentas criativas de câmera”, como a capacidade de remover objetos de vídeos, expandir áreas de uma foto e gerar fundos falsos.
  • Materiais de marketing vazados também destacam a capacidade do chip de executar modelos de IA. Um deles é o Llama 2, da Meta — vale recordar que a Qualcomm firmou uma parceria com a Meta justamente para executar o novo modelo de linguagem em dispositivos móveis a partir de 2024
  • Para isso, o novo chip Snapdragon deve vir com um processador neural atualizado (o Hexagon).
  • Segundo o vazamento, ele será até 98% mais rápido em execução de IA que o antecessor (Snapdragon 8 Gen 2).
  • As informações são do MSPoweruser.

Leia mais:

publicidade

A Qualcomm tem mais atualizações reservadas para o Snapdragon 8 Gen 3 que vão além da IA. Os materiais vazados prometem uma CPU 30% mais rápida, uma GPU 25% mais rápida e suporte para jogos em 240fps, uma boa notícia para os gamers de plantão.

O rastreamento de raio aprimorado (ray tracing), captura de vídeo com visão noturna e fotos Dolby HDR também aparecem listados, bem como o suporte para 5G Advanced (uma evolução do padrão atual de rede móvel).

publicidade

Lançamento do Snapdragon 8 Gen 3

A Qualcomm deve anunciar oficialmente o novo chip nesta terça-feira, 24 de outubro, no evento Snapdragon Summit.

Vale destacar que o Snapdragon 8 Gen 3 provavelmente vira embarcado primeiro na linha Galaxy S24 da Samsung, com lançamento esperado para o primeiro trimestre de 2024. O novo chip carro-chefe da Qualcomm também aparecerá em outros telefones Android topo de linha ao longo do ano.