Alguns ROVs (remotely operated vehicles, ou veículos operados remotamente, em português) podem ser úteis, mas algumas tarefas precisam ser realizadas em terra e na água, o que nem todos podem fazer.

Foi pensando nisso que a canadense Deep Trekker desenvolveu um drone anfíbio, o Onyx Unmanned Ground Vehicle. Suas rodas motorizadas são revestidas com pneus de borracha todo-o-terreno.

Leia mais:

Elas permitem ao Onyx ultrapassar obstáculos terrestres e submarinos, podendo ser dirigido a profundidade de até 50 m sem vazamentos. Ele pode ser controlado sem fios na terra, mas precisa de cabos quando for ser usado na água.

publicidade

Especificações

  • O controle do Onyx possui tela de 7″ de LCD que mostra as imagens ao vivo que o drone está captando;
  • O Onyx vem, por padrão, com câmera frontal de 1080p com inclinação remota, além de quatro luzes de LED que, combinadas, chegam a 1,1 mil lumens;
  • Interessados podem, ainda, atualizar a câmera para versão 4K, ou, ainda, poder adicionar câmeras traseiras;
  • A energia do Onyx é fornecida por bateria de íon de lítio com 232-Wh, com uma carga aguentando duas horas. Para mais tempo de carga, o usuário pode colocar uma fonte externa.

As medidas do Onyx são de 59,9 cm de comprimento, 42,8 cm de largura e 25 cm de altura. Ele possui ainda 10 cm de distância do solo, pesa 26,5 kg e anda a, no máximo, 1,1 m/s.

Segundo o New Atlas, a depender da finalidade de seu uso, ele pode ter outros acessórios acoplados, como sonar ou módulos LiDAR. Entre os cenários possíveis para uso do Onyx, estão respostas a desastres/materiais perigosos, patrulhas, mapeamento de minas ou inspeções industriais.

O drone tem preço-base de US$ 43 mil (R$ 214,68 mil na conversão direta).