Caminhada espacial russa vai analisar vazamento na ISS; assista ao vivo

Dois cosmonautas fazem uma caminhada espacial nesta quarta (25) para investigar vazamento no lado russo da estação
Flavia Correia24/10/2023 12h55, atualizada em 24/10/2023 13h06
caminhada-espacial-russa
Cosmonauta Oleg Artemyev em caminhada espacial para equipar o módulo Nauka e configurar o braço robótico europeu no segmento russo da Estação Espacial Internacional. Crédito: NASA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No início deste mês, o sistema de refrigeração de um módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS) apresentou um significativo vazamento de gás. Dois cosmonautas vão participar de uma caminhada espacial nesta quarta-feira (25) para inspecionar o compartimento pelo lado de fora – e a atividade extraveicular (EVA) será transmitida ao vivo pela NASA.

Vamos entender:

  • Em 9 de outubro, um vazamento de gás foi detectado no Módulo de Laboratório Multiuso Russo Nauka (MLM) na Estação Espacial Internacional;
  • Na ocasião, flocos de amônia tóxicos escaparam em grande volume do radiador de Nauka;
  • O incidente está sob investigação;
  • Duas caminhadas espaciais da NASA foram adiadas por causa do vazamento;
  • A Roscosmos, agência espacial russa, programou uma caminhada espacial para 25 de outubro, com o objetivo de examinar de perto o radiador de 13 anos reaproveitado do antigo módulo Rassvet, de onde o vazamento parece ter se originado.

Originalmente, as caminhadas espaciais adiadas pela NASA seriam nos dias 12 e 20 deste mês. Em comunicado, a agência revelou que, por causa do vazamento, essas EVAs – remarcadas para 19 e 30 de outubro – estariam suspensas até o fim do ano. No entanto, agora, apenas a primeira delas ficou para dezembro. Já a do dia 30 está mantida.

“O líquido de arrefecimento não é tóxico ou perigoso para a tripulação, mas os especialistas estão discutindo a melhor forma de evitar que pequenos vestígios da substância entrem em alguns sistemas internos para evitar a degradação do equipamento ao longo do tempo”, diz o comunicado, que garante que o ajuste do cronograma não tem impacto nas operações da estação espacial.

Assista à vistoria do vazamento pela internet

A transmissão começa às 14h30 (pelo horário de Brasília) no canal oficial da NASA TV no Youtube, no site e no aplicativo da agência. Prevista para começar às 14h55, a caminhada espacial pode durar até sete horas.

A caminhada espacial desta quarta-feira (25) será realizada pelos cosmonautas russos Oleg Kononenko e Nikolai Chub. Crédito: Andrey Shelepin/NASA

Além de inspecionar e fotografar o radiador de backup externo no módulo Nauka, onde teria se originado o vazamento, os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub também vão instalar um sistema de comunicação de radar sintético no módulo Poisk e lançar um nanossatélite para testar a tecnologia de vela solar. 

Leia mais:

Esta será a 268ª EVA dedicada à montagem, manutenção e atualizações do laboratório orbital. Em sua sexta caminhada espacial, Kononenko usará o traje Orlan com listras vermelhas. Já o estreante em EVAs Chub estará vestindo o traje com listras azuis.

Próximas caminhadas espaciais da NASA

Na segunda-feira, as astronautas da NASA Loral O’Hara e Jasmin Moghbeli vão realizar a quarta caminhada espacial totalmente feminina da agência na história (com as três anteriores tendo ocorrido entre 2019 e 2020). Na ocasião, elas vão remover uma caixa eletrônica defeituosa e substituir um rolamento necessário para um dos painéis solares da estação.

As próximas caminhadas espaciais da NASA serão conduzidas pelos astronautas Andreas Mogensen (ESA), Loral O’Hara e Jasmin Moghbeli (NASA). Crédito: NASA

Já a EVA que ficou para dezembro será conduzida por O’Hara e pelo europeu Andreas Mogensen. Eles vão coletar amostras para procurar microrganismos no exterior da ISS, além de substituir uma câmera de alta definição, entre outras tarefas de manutenção.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.