A dupla de gigantes Nvidia e AMD planeja lançar CPUs baseados em arquitetura ARM, a mesma usada nos chips da Apple. A novidade virá em novos PCs com Windows e será desenvolvida em parceria com a Qualcomm.

Visto como “uma grande expansão para o Windows”, já existe até previsão para os primeiros modelos chegarem ao mercado: 2025, segundo informações da Reuters.

publicidade

Chips ARM e Microsoft

  • Atualmente, a Microsoft tem apenas a Qualcomm como parceira exclusiva de chips ARM compatíveis com o Windows 11.
  • Ainda assim, é importante lembrar que o primeiro tablet da linha Surface (Surface RT) era equipado com um processador ARM da Nvidia, o Tegra. 
  • Na época, a Microsoft tentou alavancar o conceito de dispositivos Windows baseados em ARM, mas a ideia acabou não decolando, mesmo com o apoio de grandes marcas como Lenovo, Samsung e Dell.
  • Desde então, devido à estreita parceria da Qualcomm com a Microsoft, não foram mais lançados PCs Windows com chips ARM de outras empresas. 

Leia mais:

Agora, com o trio potencialmente se juntando, só falta a Intel entrar na briga que esquentou após a chegada dos Apple Silicon (M1, M2 e companhia).

publicidade

Os notebooks “comuns” baseados na antiga arquitetura x86 têm lutado para acompanhar a duração da bateria e o desempenho dos chips desenvolvidos pela marca da Maçã. A última cartada da Intel são os processadores Meteor Lake, previstos para chegar ao mercado em dezembro.

Por fim, há rumores de que a própria Microsoft está trabalhando em seus próprios chips baseados em ARM, incluindo versões para dispositivos Surface. Segundo o The Verge, a AMD também está supostamente trabalhando com a empresa de Redmond em chips de IA.

O que é arquitetura ARM?

A arquitetura ARM (Advanced RISC Machine) é uma arquitetura de conjunto de instruções projetada para dispositivos móveis e sistemas embarcados. Ela é conhecida por sua eficiência energética, versatilidade e é usada em uma ampla variedade de dispositivos, desde smartphones até servidores.