Daimler inicia produção de caminhão elétrico com até 400 km de autonomia 

O eM2 começou a ser fabricado nos EUA e oferece até 400 km de autonomia
Gabriel Sérvio26/10/2023 18h51
Daimler inicia produção do eM2, o caminhão elétrico com até 400 km de autonomia
Imagem: Divulgação
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A Daimler Truck North America confirmou nesta quinta-feira (26) que começou a produzir o seu principal caminhão elétrico de médio porte, o Freightliner eM2. Desenvolvido desde 2019, o veículo de coleta e entrega promete recuperar 320 km de autonomia em cerca de uma hora carregando.

“A Freightliner, fabricante de caminhões médios e pesados ​​e uma divisão da Daimler Truck North America LLC (DTNA), anuncia hoje a produção em série do eM2 para aplicações de coleta e entrega”, disse a empresa em comunicado.

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O caminhão elétrico da Daimler

  • O eM2 será fabricado em Portland, Oregon, nos Estados Unidos e foi projetado com transmissões de duas velocidades integrada nos eixos motrizes, o que, segundo o fabricante, resulta em menos custos de energia por quilômetro rodado
  • A autonomia do caminhão depende da capacidade da bateria de cada modelo. A versão com um único motor elétrico possui 194 kWh de capacidade, o suficiente para rodar até 290 km. 
  • A configuração com motor duplo ganha uma bateria com 291 kWh e pode percorrer até 400 km com uma única carga. 
  • O caminhão baú elétrico da Daimler conta com um sistema que permite monitorar em tempo real a integridade da bateria, status de carga e uso de energia.
  • Isso permite um planejamento eficiente de rotas, otimização de energia e análise de dados para melhorar a eficiência energética nas viagens, destaca a empresa.
Imagem: Divulgação

A Daimler Truck ainda não informou o preço ou quando as primeiras unidades estarão disponíveis. Assim que estiverem concluídas, os veículos serão entregues para empresas selecionadas nos EUA e Canadá.

Vale ressaltar que a Volvo, que compete com a Daimler em transporte rodoviário com veículos elétricos, também tem alternativas na sua frota de caminhões. O Volvo FE, por exemplo, será o concorrente direto do eM2, tem autonomia estimada de 275 km e deverá ser entregue ainda este ano.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.