A Daimler Truck North America confirmou nesta quinta-feira (26) que começou a produzir o seu principal caminhão elétrico de médio porte, o Freightliner eM2. Desenvolvido desde 2019, o veículo de coleta e entrega promete recuperar 320 km de autonomia em cerca de uma hora carregando.
“A Freightliner, fabricante de caminhões médios e pesados e uma divisão da Daimler Truck North America LLC (DTNA), anuncia hoje a produção em série do eM2 para aplicações de coleta e entrega”, disse a empresa em comunicado.
Leia mais:
- Novo caminhão elétrico da Mercedes percorre 1.000 km por dia
- Maior caminhão de carga da Mercedes ganha versão elétrica com 816 cavalos
- Com carga de 40 toneladas, caminhão elétrico da Mercedes alcança mais de 500 km
- Incêndio em baterias: veículos elétricos são seguros?
O caminhão elétrico da Daimler
- O eM2 será fabricado em Portland, Oregon, nos Estados Unidos e foi projetado com transmissões de duas velocidades integrada nos eixos motrizes, o que, segundo o fabricante, resulta em menos custos de energia por quilômetro rodado
- A autonomia do caminhão depende da capacidade da bateria de cada modelo. A versão com um único motor elétrico possui 194 kWh de capacidade, o suficiente para rodar até 290 km.
- A configuração com motor duplo ganha uma bateria com 291 kWh e pode percorrer até 400 km com uma única carga.
- O caminhão baú elétrico da Daimler conta com um sistema que permite monitorar em tempo real a integridade da bateria, status de carga e uso de energia.
- Isso permite um planejamento eficiente de rotas, otimização de energia e análise de dados para melhorar a eficiência energética nas viagens, destaca a empresa.

A Daimler Truck ainda não informou o preço ou quando as primeiras unidades estarão disponíveis. Assim que estiverem concluídas, os veículos serão entregues para empresas selecionadas nos EUA e Canadá.
Vale ressaltar que a Volvo, que compete com a Daimler em transporte rodoviário com veículos elétricos, também tem alternativas na sua frota de caminhões. O Volvo FE, por exemplo, será o concorrente direto do eM2, tem autonomia estimada de 275 km e deverá ser entregue ainda este ano.