Xiaomi 14 e 14 Pro terão IA e Snapdragon 8 Gen 3, novo chip da Qualcomm

Ambas as versões do Xiaomi contarão com modelos básicos de linguagem de IA, graças ao novo chip da Qualcomm
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 27/10/2023 16h09
xiaomi-14-pro.png
(Foto: Xiaomi/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O novo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, mal chegou e já será estreado em novos dispositivos da Xiaomi, o 14 e o 14 Pro. Ambos serão lançados exclusivamente na China antes de se estenderem para o resto do mundo (com exceção dos Estados Unidos) e contarão com novidades de IA e de um sistema de compatibilidade do Android.

Leia mais:

Xiaomi 14 e 14 Pro

O Xiaomi 14 terá uma tela de 6,3 polegadas e o Pro, 6,7 polegadas. Os dois modelos terão designs semelhantes, com uma área plana e bordas arredondas.

Além disso, as câmeras dos dispositivos ganharam um upgrade. Ambos vêm com câmeras principais de 50 megapixels da renomada marca Leica e lentes de abertura variável com 1.204 pontos. Estas últimas também terão abertura máxima de f/1.4 e mínima de f/4.0. Isso, para quem gosta de fotografia, é um deleite.

Xiaomi 14 e 14 Pro (Foto: Xiaomi/Reprodução)

Novidades do Android e de IA

  • O Xiaomi 14 e o 14 Pro também vem com uma novidade baseada no sistema Android, o HyperOS. Segundo o site The Verge, ele funciona em diferentes tipos de dispositivos e reúne todos eles em um único ecossistema da Xiaomi.
  • Com ele, será possível, por exemplo, acessar a câmera do telefone pelo computador ou os dados do celular por um tablet.
  • Inclusive, o novo chip da Qualcomm foca justamente nessa compatibilidade entre dispositivos.
  • Ainda, o Xiaomi 14 e o 14 Pro serão os primeiros da marca a usarem IA: os dois celulares terão modelos básicos de IA, graças ao chip Snapdragon 8 Gen 3.
  • Ele permite algumas funcionalidades comuns da IA, como resumir sites e realizar transcrições de ligações e videoconferências.
(Foto: Xiaomi/Reprodução)

Venda e valores

Por enquanto, os dois modelos da Xiaomi com o chip Snapdragon 8 Gen 3 estão limitados à China, mas é de se esperar que nos próximos meses eles comecem a aparecer pelo mundo.

Por lá, o Xiaomi 14 sai por a partir de CNY 3.999 (moeda chinesa conhecida como yuan chinês), cerca de R$ 2.700 em conversão direta. Já o 14 Pro sai por CNY 4.999, cerca de R$ 3.420. 

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.