Para celebrar o Halloween, o Olhar Digital selecionou imagens assustadoras dos mais variados eventos cósmicos (que você pode conferir aqui). No entanto, não é só a imensidão do Universo que abriga regiões aterrorizantes. A Terra também – e um exemplo disso é um lago conhecido como o maior caldeirão ácido do mundo.

Chamado Lago da Cratera Kawah Ijen, ele fica em Java Oriental, na Indonésia, e foi recentemente fotografado pela missão Copernicus Sentinel-2, que fornece imagens ópticas da superfície terrestre.

Leia mais: 

Duas imagens do maior lago ácido do planeta

Na imagem abaixo, em cores verdadeiras, podemos ver suas impressionantes águas azul-turquesa, que dão uma falsa impressão de um ambiente convidativo. No entanto, o lago é preenchido com uma alta concentração de ácidos sulfúrico e clorídrico, além de minerais dissolvidos, o que o torna hostil e perigoso.

publicidade
Imagem do lago Kawah Ijen em cores reais. Crédito: Copernicus Sentinel (2023), processado pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO

Para se ter uma ideia, a água no lago da cratera Kawah Ijen tem valores de pH tão baixos quanto 0,5 – o que é semelhante à força do chumbo-ácido de baterias de automóveis.

Já a imagem a seguir, por outro lado, assume uma paleta de terror bem propícia para o Halloween. Essa captura foi processada por uma banda específica do Sentinel-2 que é frequentemente usada para observação da água costeira e da cor do oceano. Nela, é possível ver que o lago mostra uma reflectância mais alta em comparação aos seus arredores, com as águas aparecendo em azul metálico.

Nesta outra imagem do lago Kawah Ijen, ele parece bem mais assustador. Crédito: Copernicus Sentinel (2023), processado pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO

A acidez naturalmente alta do lago Kawah Ijen não é sua única característica assustadora. Ele também emite gases sulfurosos quentes que se inflamam quando entram na atmosfera rica em oxigênio da Terra, revelando uma chama azul estranha e criando um espetáculo noturno encantador.

Em ambas as imagens, também é possível ver, a sudoeste, o vulcão Gunung Raung, um dos mais ativos da ilha de Java, que tem impressionantes 3.332 metros de altura.