Quais são os riscos do uso de agrotóxicos?

Problemas de saúde incluem cânceres, doenças neurológicas, e quadros severos de inflamação e alergia; saiba mais
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 31/10/2023 19h20, atualizada em 08/11/2023 19h15
câncer
(Imagem: create jobs 51/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Embora muito úteis para controlar pragas nas lavouras agrícolas, os agrotóxicos são compostos químicos perigosos e que apresentam riscos nocivos para a vida de muitos organismos, incluindo os seres humanos. Confira, a seguir, informações detalhadas sobre as ameaças destes fármacos à vida humana e para a natureza.

Leia mais:

Quais os riscos dos agrotóxicos para a vida?

agrotóxico na lavoura
Reprodução: iStock

Os agrotóxicos consistem em um conjunto de substâncias químicas sintéticas, utilizadas como veneno para exterminar insetos, larvas, fungos e qualquer outra forma de vida que interfira no desenvolvimento das lavouras agrícolas. Estas drogas são tão eficientes que concentram diferentes formas de atacar seus alvos (como intoxicar o sistema nervoso, no caso de insetos) e ainda se acumulam em seus corpos, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças (no caso dos humanos).

Essa característica de se acumular por onde é disseminado é muito perigosa, pois esses compostos têm o potencial de infectar o solo, a água, frutas, outros animais que não eram o alvo principal, e até as próprias plantas das lavouras. O maior risco, independentemente da forma de vida, é sempre a morte; noutros casos, as situações podem variar: no solo, os nutrientes são removidos, a região se torna ácida, e a fertilidade desaparece; na água, o acúmulo do veneno extermina toda a vida marinha e ainda transforma o ambiente em um veículo com potencial fonte de contaminação; na biodiversidade, de forma geral, o equilíbrio para a vida é interrompido pela morte de seres essenciais, como abelhas, minhocas, e pássaros.

Para os seres humanos, assim como para as demais formas de vida, a contaminação por agrotóxico causa, como último efeito, a morte. Contudo, antes disso acontecer, quando as doses do veneno são um pouco mais baixas, é possível detectar sintomas como o desenvolvimento de cânceres, dificuldade respiratória, convulsões, fraqueza, infertilidade, distúrbios neurológicos, e quadros graves de inflamação e alergia. Dentre as formas de contaminação, é possível destacar inalação, ingestão (pela água, frutas, verduras ou vegetais), e contato direto com a pele.

Como se prevenir dos problemas ocasionados pelos agrotóxicos?

A melhor forma de combater a contaminação ainda é não utilizar agrotóxicos, considerando que já há alternativas saudáveis e mais seguras a estas drogas. Contudo, caso isso não seja possível para alguns agricultores, algumas dicas importantes consistem em:

  • Utilizar equipamentos individuais de proteção, próprios para o manejo dos pesticidas nas lavouras;
  • Seguir corretamente as orientações de uso das embalagens das drogas;
  • Armazenar e descartar os compostos químicos de maneira consciente e responsável;
  • Lavar os alimentos de forma adequada antes de enviá-los para venda.
Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.