Conforme antecipado por um desenvolvedor em agosto, o Chrome ganhou finalmente a função de mover a barra de endereço no iOS — como ocorre no Safari. De acordo com o Engadget, o novo recurso não gera uma grande mudança no navegador, mas pode ser bem útil a depender da preferência de cada usuário. 

O que você precisa saber: 

  • A ideia é facilitar o acesso à barra de endereço com os polegares, como no Safari e no Opera no celular, que permitem realocar o elemento na tela; 
  • Para mover a barra, basta pressioná-la e selecionar nas opções do menu suspenso “Mover barra de endereço para baixo”; 
  • O mesmo processo ocorre para voltar a barra para a parte superior; 
  • O novo recurso também pode ser encontrado nas configurações do Chrome; 
  • O Google não divulgou se a opção também será liberada para o Android. 

Leia mais! 

A possibilidade de mover a barra da URL foi descoberta em agosto deste ano pelo desenvolvedor de iOS Steve Moser, que relatou a mudança presente na versão Testflighy do navegador.  

publicidade

A Apple introduziu a barra e interface de guias do Safari para a parte inferior a partir do iOS 15. Na época, a medida dividiu opiniões: alguns gostaram da barra na parte inferior, pois facilitava a navegação com uma mão; outros preferiam na parte superior, experiência com a qual já estavam acostumados. 

Vale lembrar que, em 2017, o Google também testou a alteração em dispositivos Android, mas logo desistiu, mantendo a barra de navegação e guias na parte superior. 

Conforme testado pelo Olhar Digital, a nova função já está disponível no Chrome para iOS. 

Google Chrome pode ganhar IA igual à da Microsoft 

Na onda das atualizações, o Google Chrome também pode em breve ganhar uma IA dedicada a reescrever textos. A futura funcionalidade foi descoberta por um usuário do X (antigo Twitter) durante a revisão de códigos fonte da plataforma. 

Quando e se for lançada, o recurso poderá competir com ferramentas de rivais como a que já existe no sistema da Microsoft.