O WhatsApp testa compartilhamento de enquetes em Canais. O novo recurso faz parte da atualização para a versão 2.23.24.12, disponível apenas no programa beta da Play Store – a loja de aplicativos para celulares com Android.

Para quem tem pressa:

  • O WhatsApp testa a funcionalidade de compartilhamento de enquetes em Canais, disponível na versão 2.23.24.12, exclusiva para o programa beta da Play Store;
  • As enquetes em canais terão a opção de restringir as respostas a uma única escolha, semelhante à funcionalidade em conversas e grupos;
  • Os votos em enquetes serão protegidos para garantir a privacidade dos participantes, mantendo o número de celular oculto. A nova funcionalidade estará disponível em futuras atualizações do aplicativo.

Uma captura de tela feita pela equipe do site WABetaInfo (veja abaixo) mostra que será possível criar e compartilhar enquetes nos Canais. Essas enquetes também vão trazer a opção de restringir as respostas a uma única escolha, espelhando a funcionalidade encontrada em conversas e grupos.

Leia mais:

Captura de tela de botão para compartilhar enquete no WhatsApp
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Ainda de acordo com o site, os votos em enquetes sempre serão protegidos para maior privacidade. Isso significa que quando você participar de uma enquete num Canal, seu número de telefone sempre permanecerá oculto e não será divulgado para o proprietário do canal nem aos outros seguidores.

publicidade

A funcionalidade de compartilhar enquetes em canais está em desenvolvimento e estará disponível numa futura atualização do aplicativo.

Na versão 2.23.23.2, também para Android, o WhatsApp trouxe outras duas funcionalidades em desenvolvimento. Por meio delas, os administradores dos canais poderão enviar enquetes interativas e figurinhas para interagir com seu público.

Camada extra de segurança no WhatsApp

O WhatsApp deve ganhar em breve mais uma camada de segurança para proteger a conta dos usuários: registros encontrados na mais recente versão beta indicam que o app passará a permitir verificação de contas usando endereço de e-mail.

Alguns usuários com acesso ao beta do app já encontraram o novo recurso: nas configurações de segurança, o app estaria preparando uma verificação por e-mail. Ou seja, o usuário definiria um endereço padrão, receberia uma mensagem com um código de verificação, entraria com esse código dentro do WhatsApp, e, a partir daí, teria essa camada extra de segurança.