xAI, startup de IA de Elon Musk, funcionará integrada ao X

Recursos da empresa estarão disponíveis tanto na rede social quanto em um app independente 
Tamires Ferreira06/11/2023 07h21
X Twitter
Imagem: Camilo Concha/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, funcionará de forma integrada à plataforma de mídia social X (antigo Twitter), segundo informou o CEO. Chamado de Grok, o chatbot de IA oferecido pela empresa obterá informações em tempo real da rede social e estará disponível no plano Premium Plus de assinatura. 

O que você precisa saber: 

  • Musk já havia divulgado em outra ocasião que sua IA trabalharia integradamente ao X e a Tesla, duas de suas empresas; 
  • A tecnologia foi oficialmente disponibilizada no sábado (4) para o seleto grupo; 
  • O plano de assinatura do X foi lançado recentemente e no Brasil custa R$ 84 por mês (R$ 880 no anual). Outros dois pacotes de valores também estão disponíveis; 
  • Assim como o ChatGPT, o Grok terá a capacidade de navegar na internet para buscar dados. Outras informações sobre o sistema não foram reveladas até o momento. 

Leia mais! 

De acordo com a Reuters, a nova empresa do bilionário tem como objetivo criar ferramentas de IA que “ajudem a humanidade em sua busca por compreensão e conhecimento”. No caso do Grok, ele funcionará como um assistente e deverá responder perguntas usando parte dessa inteligência. 

Segundo o bilionário, seu produto de IA “é o melhor que existe atualmente”.   

Grok tem acesso em tempo real às informações através da plataforma X, o que é uma enorme vantagem sobre outros modelo. 

Elon Musk no X. 

Outros pontos importantes: 

  • Musk revelou, em julho, uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial, a denominada xAI;  
  • Com um ‘forte’ grupo de funcionários, a startup inclui ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind;  
  • Entre as metas da companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e, claro, concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT;  
  • Vale lembrar que Musk foi cofundador da OpenAI em 2015, mas deixou o conselho da empresa em 2018. 

Em julho, quando a xAI foi lançada, Musk explicou em uma mesa redonda no Spaces que a IA da nova companhia usaria tweets públicos para treinar modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA seriam aplicados no sistema de direção autônoma da montadora, acelerando o desenvolvimento da tecnologia. Saiba mais detalhes aqui!   

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.