Nos próximos dias, o Brasil enfrentará uma nova onda de calor intenso com previsão de temperaturas acima de 40°C em boa parte do país. As temperaturas já começam a subir a partir desta quarta-feira, 8 de novembro, alerta o Climatempo.

O que pode acontecer

  • Boa parte do país sofrerá com os efeitos de uma nova onde de calor com temperaturas acima de 5 °C ou mais.
  • Diferente do fenômeno registrado em setembro, o novo será ainda mais duradouro, podendo superar cinco dias de muito calor.
  • No interior do estado de São Paulo, os termômetros devem marcar cerca de 40°C. 
  • Nesta quarta (8), as temperaturas máximas devem passar dos 37°C no oeste paulista.
  • Os dias serão ainda mais quentes em Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso.
Calor extremo
Imagem: Marc Bruxelle/Shutterstock

“Estamos diante de uma onda de calor histórica. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro”, informa Vinicius Lucyrio, meteorologista. (Via: Climatempo).

Leia mais:

Neste final de semana, pode fazer nada menos que 47ºC em partes do Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, (10) as temperaturas vão subir no interior de SP, batendo 40 °C. A mesma média de temperatura é prevista para o Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul do Tocantis. O leste de Minas Gerais e o Espírito Santo também terão calor intenso.

publicidade

O fim de semana continua quente em quase todas as regiões, podem passar dos 40°C em MS, sul de MT, sul e oeste de GO, Triângulo Mineiro, interior de SP e Vale do Ribeira, Grande Rio, região dos Lagos e região de Campos, extremo norte do PR.

Na próxima segunda-feira (13), o calorão afetará o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, persistindo ainda na terça e quarta-feira (15).

O que é uma onda de calor?

Uma onda de calor é um período anormalmente quente e prolongado em relação às condições climáticas típicas de uma determinada região. Isso geralmente envolve temperaturas muito acima da média por um período estendido.