Teorias da conspiração são fenômenos com forte presença na sociedade contemporânea. Em geral, essas teorias se referem a crenças, muitas vezes sem embasamento sólido, que afirmam que eventos importantes são resultado de ações secretas e planejadas por grupos ocultos poderosos ou órgãos governamentais. 

O apelo em acreditar nessas conspirações é complexo, e os motivos são variados. Contudo, a capacidade que essas histórias mirabolantes têm de fornecer explicações simplistas para eventos complexos e perturbadores costuma ser bastante atraente. 

publicidade

E talvez seja por esse fascínio que o cinema tem se interessado pelas teorias da conspiração como fonte de inspiração para inúmeras produções. A seguir, listamos 8 filmes que abordam esse assunto de alguma forma.

Teoria da Conspiração (1997)

“Conspiracy Theory” (1997) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV, Apple TV e Microsoft Store.

publicidade

Como o próprio nome do filme já sugere, esta obra dirigida por Richard Donner (“Superman – O Filme” e a série de filmes “Máquina Mortífera”) aborda teorias conspiratórias. 

O filme é estrelado por Mel Gibson, que interpreta um taxista de Nova York com uma obsessão por teorias de conspiração. Ele acredita em diversas histórias extravagantes e vive com medo constante de ser perseguido por agentes do governo por causa do que ele acredita ser a “verdade”. 

publicidade

Entretanto, a trama toma um rumo surpreendente quando o taxista se envolve em uma conspiração real. O filme também é estrelado por Julia Roberts e Patrick Stewart.

Leia também:

publicidade

Operação Avalanche (2016)

“Operation Avalanche” (2016) / Crédito: Lionsgate Premiere (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

Em “Operação Avalanche,” Matt Johnson (“BlackBerry”) dirige e atua em um falso documentário no estilo “found footage” que zomba e satiriza a teoria da conspiração que alega que o pouso na lua da missão Apollo 11 foi forjado.

A trama se passa em 1967 e segue uma equipe de agentes da CIA que se infiltram na NASA disfarçados como uma equipe de documentaristas com o objetivo de investigar uma suspeita de espionagem soviética. No entanto, os agentes acabam descobrindo que os Estados Unidos são incapazes de pousar na Lua e retornar com segurança. Porem, o agente mais ambicioso da equipe tem uma ideia brilhante: criar a “Operação Avalanche”, cuja missão é encenar as filmagens na Lua.

JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar (1991)

“JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar” (“JFK”, 1991) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max e Star+.

O polêmico e controverso filme de Oliver Stone explora teorias conspiratórias em torno do assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1963. 

A trama gira em torno das investigações conduzidas pelo promotor de justiça Jim Garrison sobre o assassinato de JFK. Garrison é obcecado pela ideia de que o assassinato de Kennedy foi resultado de uma conspiração maior do que a versão oficial apresentada. 

Kevin Costner estrela como Jim Garrison, e o elenco ainda conta com Tommy Lee Jones, Gary Oldman, Kevin Bacon, Michael Rooker, Jack Lemmon, Laurie Metcalf, Sissy Spacek, Joe Pesci, John Candy, Walter Matthau, Donald Sutherland, entre outros.

Soaked in Bleach (2015)

“Soaked in Bleach” (2015) / Crédito: Montani Productions (divulgação)

Docudrama que investiga a morte do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Contudo, o filme questiona a versão oficial de suicídio, embasando-se na teoria da conspiração de que Cobain possa ter sido assassinado. 

O principal entrevistado é o detetive particular contratado por Courtney Love (esposa de Cobain na época) para localizar o músico, que havia desaparecido antes de ser encontrado morto, em 1994. Este homem afirma que há discrepâncias na investigação policial e na descrição do local do incidente, as quais levantam a hipótese de homicídio em vez de suicídio.

Além disso, o documentário utiliza reconstituições dramáticas fictícias com atores para explorar polêmicas envolvendo Courtney Love e os últimos dias de Kurt Cobain.

Under the Silver Lake (2018)

“Under the Silver Lake” (2018) / Crédito: A24 (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

O cineasta David Robert Mitchell, conhecido por dirigir o filme de terror “Corrente do Mal”, comanda esta obra neo-noir repleta de conspirações. O filme contém várias referências à cultura pop e explora teorias da conspiração, mensagens subliminares em músicas pop, códigos secretos e simbolismo oculto. Tudo isso cria uma estimulante, delirante e paranóica jornada  pela cidade de Los Angeles. 

O ator Andrew Garfield estrela a produção, interpretando um jovem desempregado que se envolve em uma série de eventos misteriosos e estranhos após conhecer sua vizinha, que desaparece misteriosamente.

Capricórnio Um (1977)

“Capricorn One” (1977) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

“Capricorn One” é um suspense e ficção científica dirigido por Peter Hyams que explora teorias conspiratórias na era da corrida espacial e Guerra Fria, apresentando um elenco estelar composto por Elliott Gould, James Brolin, Brenda Vaccaro, Sam Waterston, O.J. Simpson e Hal Holbrook. 

A trama gira em torno de uma elaborada farsa dos Estados Unidos para encobrir uma falha em uma missão tripulada a Marte. A tripulação da Capricorn One é removida no último momento e forçada a participar de uma simulação, através de ameaças. No entanto, a verdade ameaça vir à tona por meio dos astronautas e de um jornalista, mas as forças conspiratórias farão de tudo para ocultar os fatos.

O Código Da Vinci

“The Da Vinci Code” (2006) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

“O Código Da Vinci”, baseado no romance homônimo de Dan Brown, é um sucesso de bilheteria que provocou discussões devido à exploração de teorias de conspiração ligadas a temas religiosos e sociedades secretas. 

O filme segue um professor de simbologia religiosa (Tom Hanks) e uma criptógrafa (Audrey Tautou) enquanto investigam o assassinato de um curador do Louvre, desvendando pistas e segredos ocultos na história da Igreja Católica e na obra de Leonardo da Vinci. Isso mexe com mistérios relacionados ao Santo Graal e à descendência de Jesus Cristo, protegidos por uma sociedade secreta.

O elenco também conta com Ian McKellen, Jean Reno, Paul Bettany e Alfred Molina.

The Conspiracy (2012)

“The Conspiracy” (2012) / Crédito: XLRator (divulgação)

Filme que mergulha bem no mundo das teorias da conspiração, “The Conspiração” aborda essa temática em um thriller intenso no estilo “found footage.” 

Na trama, dois documentaristas trabalham em um filme sobre um teórico da conspiração hardcore conhecido como “Terrence G”. Terrence é uma figura controversa, alvo de zombarias na internet. Contudo, ele possui um amplo repertório de teorias conspiratórias. 

Porém, Terrence G desaparece durante a produção do filme. A partir desse momento, os dois cineastas são atraídos para o mundo de uma poderosa sociedade secreta.