A OpenAI anunciou que um ataque DDoS foi o culpado pela interrupção que tirou ChatGPT do ar nesta quarta-feira, 8 de novembro.

O que aconteceu

  • O chatbot de IA enfrenta instabilidades nas últimas 24 horas.
  • Usuários que tentaram acessar o serviço foram recebidos por uma mensagem de erro.
  • Quem tentou fazer login recebeu um aviso informando que os “sistemas estavam sobrecarregados”.
  • Segundo Downdetector, que monitora sites e aplicativos em tempo real, as reclamações sobre o funcionamento do chatbot da OpenAI começaram a partir das 11h desta quarta.
  • Tanto o site quanto o aplicativo do chatbot ficaram fora do ar.

Inicialmente, o problema foi atribuído ao salto de acessos para testar os novos recursos do ChatGPT, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em postagem no X (antigo Twitter). Vale lembrar que a empresa revelou uma série de novidades esta semana na sua primeira conferência para desenvolvedores.

publicidade
“O uso de nossos novos recursos está superando em muito nossas expectativas (…) provavelmente haverá instabilidade do serviço no curto prazo”, diz a postagem no X.

Leia mais:

ChatGPT sofreu ataque DDoS

Na última atualização sobre o caso, a OpenAI disse que a queda do ChatGPT foi resultado de “um padrão de tráfego anormal”, uma das características marcantes de um ataque DDoS.

publicidade

Até o momento, a empresa não divulgou mais detalhes. Segundo as informações do TechCrunch, um grupo hacker chamado Anonymous Sudan assumiu o crédito pelo suposto ataque. 

A falha já foi pelo menos parcialmente corrigida. A empresa informa na página de status do chatbot que continua registrando “interrupções periódicas” no ChatGPT e na sua API (que permite aos desenvolvedores integrar recursos do ChatGPT em outros aplicativos).

O que é um ataque DDoS?

Um ataque DDoS é uma tentativa de sobrecarregar qualquer serviço online com uma avalanche de acessos, causando travamentos e interrupções.