Telegram: como funciona o chat secreto?

Recurso usa criptografia de ponta a ponta e avisa sobre prints de tela
Por Erika Herdy, editado por Layse Ventura 09/11/2023 20h20
Ícone do Telegram em tela inicial de iPhone
(Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Telegram oferece uma opção para ter conversas com mais segurança: o chat secreto. Com o recurso, os usuários podem trocar mensagens criptografadas de ponta a ponta, reduzindo drasticamente o risco de interceptações no chat. A seguir, entenda como a ferramenta funciona.

Leia mais:

Pessoa com aplicativo do Telegram aberto no celular
(Imagem: Natee Meepian/Shutterstock)

Como o próprio mensageiro aponta, os chats secretos são voltados para quem busca mais sigilo. Esta garantia parte da criptografia de ponta a ponta que, como no WhatsApp, somente os participantes da conversa conseguem ler os conteúdos.

Além disso, as mensagens são repassadas diretamente entre os dispositivos, sem sincronização na nuvem. Dessa forma, se você iniciou o bate-papo pelo celular, não poderá continuá-lo pelo computador. O mesmo acontece com os demais integrantes do chat.

Por ser uma conversa mais segura, o Telegram não permite o encaminhamento de mensagens. Além disso, os usuários podem configurar um timer de autodestruição das mensagens e mídias compartilhadas. O efeito é válido tanto para o destinatário quanto para o remetente do conteúdo.

O temporizador, no entanto, funciona apenas para os conteúdos enviados após a sua habilitação. Ou seja, ele não tem efeito sobre as mensagens anteriores.

“Quando você apagar as mensagens do seu lado da conversa, o aplicativo do outro lado do chat secreto será solicitado a apagá-las também”, afirmaram.

Como criar chat secreto no Telegram Web
Imagem: Reprodução

Telegram alerta sobre capturas de telas

Ainda que o Telegram se esforce para alertar os usuários sobre capturas de telas em chats secretos, isto não significa que os usuários não consigam registrar conversas.

“Infelizmente, não há uma maneira à prova de balas de detectar capturas de tela em determinados sistemas (mais notavelmente, alguns dispositivos Android e Windows Phone)”, explicaram. “Faremos todos os esforços para alertá-lo sobre capturas de tela feitas em seus chats secretos, mas ainda será possível contornar essas notificações e fazer capturas de tela silenciosamente.”

Portanto, cuidado ao compartilhar informações sigilosas e importantes mesmo no chat secreto.

Com informações de Telegram.

Erika Herdy
Colaboração para o Olhar Digital

Erika Herdy é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de uma década de experiência no trabalho de jornalista e comunicadora. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Ícone tagsTags: