Atualmente, duas tecnologias principais alimentam a conexão dos smartphones: SIM físicos e eSIM. Este segundo, também conhecido como SIM eletrônico, digital ou incorporado, é um dos mais recentes desenvolvimentos no campo das comunicações. 

Você provavelmente está familiarizado com os SIM físicos, pois eles têm sido usados por milhões de pessoas no Brasil. E, embora ambos os tipos de chip forneçam conectividade, um eSIM oferece várias vantagens sobre um SIM tradicional.

publicidade

Leia também:

Devo trocar meu SIM card por um eSIM?

SIM vs. eSIM (Pixabay)

Determinar qual é a melhor opção de chip depende das necessidades específicas de cada usuário. Em geral, os eSIM são valorizados por sua flexibilidade e alto nível de segurança. Por outro lado, os SIM físicos são mais tradicionais e, consequentemente, os consumidores se sentem mais à vontade para usá-los. 

publicidade

Além disso, um número maior de modelos de smartphones suporta SIM físicos em vez de eSIMs. Por isso, alguns usuários podem achar que a mudança para a nova tecnologia não vale a pena. Ainda assim, para ajudar na sua decisão, estas são as maiores vantagens de um eSIM:

Um eSIM não pode ser fisicamente danificado ou perdido

O eSIM não pode sofrer danos físicos ou problemas técnicos relacionados à bandeja do celular ou leitor – já que ele é soldado ao celular. Além disso, se você perder seu smartphone ou ele for roubado, criminosos não poderão roubar seu chip e acessar as informações que ele contém, pois não poderão removê-lo. Ademais, é mais fácil encontrar seu telefone em caso de perda ou roubo, pois os provedores de rede podem controlar o eSIM remotamente.

publicidade

Os eSIM são bem menores

Evolução do SIM/Olhar Digital
Evolução do SIM/Olhar Digital

Os Nano SIMs, que atualmente estão em uso na maioria dos smartphones modernos, medem aproximadamente 8,8 mm, mas os eSIMS medem apenas 4 mm. O tamanho menor permite espaço extra para outros componentes, para aumentar a capacidade de processamento, e até uma bateria maior.

Outra vantagem disso é permitir que os fabricantes reformulem o layout interno dos dispositivos, ou seja, como um eSIM não precisa estar próximo à borda do telefone, pode facilitar ainda mais a proteção dos dispositivos contra entrada de água e poeira.

publicidade

Um eSIM permite mais linhas em um mesmo aparelho

Assim como em smartphones dual SIM tradicionais – com duas bandejas para chip, ter um eSIM permite que você tenha vários números de telefone. A principal vantagem disso é que você pode fazer e receber ligações e enviar mensagens de texto com qualquer um dos números, facilitando o gerenciamento da sua comunicação.

Por esse motivo, eles podem ser muito úteis para separar suas mensagens pessoais das mensagens de trabalho. Você também pode usar um eSIM em conjunto com um SIM físico, o que permite personalizar sua conectividade em todos os dispositivos.

O uso de eSIM facilita a compra de dados para viagens 

celular ou smartphone no verão no calor
Foto: Shutterstock

Como várias linhas podem ser armazenadas em um único smartphone, você pode selecionar facilmente a operadora que deseja usar e alternar temporariamente entre as redes. Esse recurso é especialmente útil em viagens, permitindo que você tenha conexão a uma rede onde quer que vá. 

É muito rápido comprar um eSIM internacional e o instalar em seu celular antes mesmo de sair para a viagem, basta buscar uma empresa especializada em chips virtuais internacionais com disponibilidade no seu destino. Sendo assim, a compra de dados pode ser feita ainda no Brasil e, ao chegar em seu destino, seu celular já terá uma rede ativa. 

Os eSIM são mais fáceis de instalar

Enquanto os SIM físicos precisam ser inseridos no telefone para serem ativados, uma tarefa que muitas vezes exige uma ferramenta para abrir a bandeja, um eSIM pode ser ativado simplesmente com a leitura de um QR code – que registra o perfil do eSIM na rede móvel. Na maioria dos casos, você pode se conectar à sua rede em 15 minutos após a compra.