O próximo lançamento de teste da Starship, o megafoguete reutilizável da SpaceX, pode decolar nesta sexta-feira, 17 de novembro. Segundo a empresa, o lançamento só depende de aprovação regulatória para prosseguir.
- O possível lançamento em Boca Chica Beach, no Texas, marcará o segundo voo da nave estelar de classe orbital com impulsionador Super Heavy — o foguete mais poderoso já construído.
- A notícia foi confirmada no X (antigo Twitter). A companhia de Elon Musk diz que se prepara para o lançamento no dia 17 “enquanto aguarda aprovação regulatória”.
- A SpaceX lançou o primeiro voo da Starship em abril, mas a aeronave enfrentou problemas e foi detonada pela empresa logo após a decolagem.
Leia mais:
- SpaceX se prepara para relançar Starship após incidente
- SpaceX: empresa de Elon Musk chega a 80 missões orbitais neste ano
- O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço?
Primeiro voo de teste falhou
A SpaceX lançou seu primeiro voo da Starship em 20 de abril, mas o foguete sofreu falha na separação de estágio e outros problemas. Como resultado, a empresa optou por detonar intencionalmente o foguete sobre o Golfo do México minutos após a decolagem.

O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros
SpaceX, em comunicado
Para o próximo voo, a SpaceX modificou o processo de separação de estágios para não repetir os erros. Os engenheiros da empresa também desenvolveram um novo sistema de ventilação para esse processo.
A SpaceX está otimista com o lançamento e já lançou um site para seu segundo teste de voo da nave estelar. Se o lançamento for confirmado, a empresa fará um webcast ao vivo na sexta (17) começando cerca de 30 minutos antes da decolagem.
A Starship
- O sistema de lançamento da Starship tem quase 121 metros de altura, capacidade de elevação de 165 toneladas e foi projetado para ser totalmente reutilizável (Via: Space).
- A SpaceX usará a nave para transportar carga pesada e missões no espaço profundo.
- A NASA também planeja usá-la para pousar astronautas da missão Artemis 3 na lua.
Mas primeiro, a Starship e seu propulsor devem provar que estão prontos para voar em segurança. É aí que entra o segundo voo de teste.