No próximo ano, os usuários do iPhone na União Europeia (UE) serão capazes de baixar aplicativos fora da App Store, a loja de apps oficial da Apple, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, reporta o MacRumors. Isso ocorrerá em conformidade com as regulamentações europeias e permitirá que os desenvolvedores evitem pagar as taxas de 15% a 30% da Apple.

A mudança, conhecida como sideloading, será introduzida na primeira metade de 2024 e permitirá que os clientes baixem aplicativos sem precisar usar a App Store, algo similar ao que já acontece no Android, a partir do download de arquivos no formato apk. A Apple também planeja alterar o Messages e os aplicativos de pagamento como parte dessas mudanças, provavelmente por meio de atualização do iOS 17.

publicidade

Leia mais:

Contraste

  • Essa atualização contradiz relatório recente que sugeria que o sideloading poderia chegar com a atualização 17.2 do iOS, prevista para ser lançada no próximo mês;
  • O relatório confundiu algumas novas linhas de código com o sideloading, que, na verdade, se referem a nova estrutura para organizações distribuírem aplicativos para seus funcionários.

Nova regulamentação da UE

A nova Digital Markets Act (DMA), da UE, que entrou em vigor em 1º de novembro de 2022, exige que empresas consideradas gatekeepers abram seus serviços e plataformas para outras empresas e desenvolvedores.

publicidade

Isso terá grande impacto nas plataformas da Apple e pode resultar em mudanças significativas na App Store, Messages, FaceTime, Siri e outros serviços.

Atualização da Apple traz gravação de ‘vídeos 3D’ para iPhone

A atualização mais recente da versão beta do iOS 17 – sistema operacional para iPhone – explora a experiência de realidade mista. Isso porque a principal novidade no sistema da Apple é a possibilidade de gravar “vídeos espaciais” com o iPhone 15 Pro.

publicidade

Leia a reportagem completa aqui