Em recente comunicado, a Força Espacial dos EUA (USSF) anunciou a data da sétima missão ultrassecreta do veículo orbital X-37B, que irá decolar pela primeira vez a bordo de um foguete da SpaceX.

Sobre a próxima missão do avião espacial da USSF:

publicidade
  • O Boeing X-37B é um avião espacial reutilizável da USSF;
  • Embora bem menor, o veículo se assemelha aos ônibus espaciais aposentados da NASA;
  • Enquanto o avião espacial mede 8,8 m do nariz à cauda, os ônibus espaciais tinham 37 m de comprimento;
  • Outra diferença é que o X-37B é um veículo autônomo, e os ônibus espaciais eram pilotados;
  • Ele já executou seis missões de conteúdo ultrassecreto para os EUA;
  • A mais recente foi também a mais longa, finalizada em novembro de 2022, após 908 dias;
  • O próximo voo será lançado por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida, no dia 7 de dezembro.

Além da data de lançamento, o comunicado de imprensa da USSF revelou que a Missão 7 (OTV-7) irá investigar futuras tecnologias de conscientização do domínio espacial e os efeitos da radiação espacial a longo prazo. O experimento Seed-2, da NASA, por exemplo, irá expor sementes de plantas a altas taxas de radiação durante um período prolongado de tempo. 

Leia mais:

publicidade

Módulo de serviço da nova missão do avião espacial X-37B

Avião espacial X-37B encapsulo para lançamento de sua sétima missão ultrassecreta. Crédito: Força Espacial dos Estados Unidos

Também foi revelado que a missão ultrassecreta (que nem parece tão confidencial assim) irá contar com um módulo de serviço que permitirá expandir as capacidades do lançamento. O módulo foi implementado na Missão 6, permitindo que ela carregasse mais experimentos que qualquer uma das missões anteriores.

Um deles foi o Módulo de Antena de Radiofrequência Fotovoltaica do Laboratório de Pesquisa Naval, que transformou a energia solar em energia de microondas de radiofrequência. O sucesso do módulo fez com que fosse reaproveitado agora.

publicidade

Estamos entusiasmados em expandir o alcance das capacidades reutilizáveis ​​do X-37B, usando o módulo de serviço comprovado em voo e o foguete Falcon Heavy para realizar vários experimentos de ponta para o Departamento da Força Aérea e seus parceiros

Tenente Coronel Joseph Fritschen, diretor do Programa X-37B, em comunicado

Entre as informações que continuam em segredo está o tempo de duração do voo orbital.