O Bluesky, concorrente do X (antigo Twitter), anunciou que sua plataforma tem mais de dois milhões de usuários. O marco vem um ano após a primeira postagem entrar no ar na rede social.

Para quem tem pressa:

  • O Bluesky, concorrente X (antigo Twitter), atingiu a marca de dois milhões de usuários, um ano após o lançamento da primeira postagem na plataforma;
  • Embora inferior aos números do Threads, concorrente por parte da Meta, o marco é significativo para o Bluesky, que alcançou um milhão de usuários em setembro;
  • O Bluesky planeja lançar uma interface web pública até o final de novembro, permitindo que qualquer pessoa visualize postagens na plataforma, tornando o serviço mais acessível;
  • A empresa almeja posicionar o Bluesky como uma das principais redes sociais para notícias, competindo com serviços tradicionais.

Embora este número ainda esteja distante dos alcançados pelo Threads – outro concorrente do X, este da Meta – é uma marca significativa a ser atingida pelo Bluesky. Isso porque, em setembro, a rede social havia alcançado a marca de um milhão de usuários.

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Próximos passos do Bluesky

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(Imagem: AliSpective/Shutterstock)

Na publicação que celebra os dois milhões de usuários, postada no blog oficial do Bluesky, a empresa revelou planos para lançar uma interface web pública até o final de novembro.

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Isso permitiria que qualquer pessoa, mesmo sem uma conta, visualize postagens na plataforma. Essa iniciativa visa tornar o serviço mais acessível, especialmente para comentários em tempo real e notícias urgentes. O objetivo a longo prazo é posicionar a Bluesky como uma das principais redes sociais para notícias, rivalizando com serviços tradicionais.

A equipe da Bluesky também compartilhou planos para implementar a federação no início de 2024, se o desenvolvimento continuar conforme planejado. Este passo crucial visa transformar a plataforma em uma rede social federada, descentralizada e distribuída, estilo o Mastodon – outro concorrente do X.

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O Protocolo AT está sendo desenvolvido para conceder aos usuários a capacidade de migrar suas identidades e conteúdo entre servidores de dados pessoais. Isso, segundo a equipe, torna o Bluesky “à prova de bilionários”.

Assim, a rede social conseguiria garantir aos usuários a liberdade de escolha e movimentação, evitando dependência de empresas privadas ou algoritmos armazenados em caixas pretas, de acordo com a empresa.