Snapdragon 7 Gen 3: chip intermediário da Qualcomm é turbinado com IA

Depois de vazamentos, Snapdragon 7 Gen 3 trará recursos de IA com melhor desempenho
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 17/11/2023 16h43
Qualcomm
Imagem: Qualcomm
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de ter informações sobre seu próximo chip vazadas, a Qualcomm finalmente lançou o seu processador intermediário Snapdragon 7 Gen 3, confirmando algumas suspeitas. Uma delas é a presença de IA no dispositivo, que deve ser a tendência da empresa nas próximas tecnologias.

Leia mais:

Chip com IA

Como já era de se esperar, o Snapdragon 7 Gen 3 foca em recursos de inteligência artificial, com a Qualcomm dizendo que o processador “fornece avanços abrangentes para ativar a IA no dispositivo”.

Ou seja, o novo chip da empresa deve fornecer uma melhora significativa no que diz respeito ao desempenho dos aplicativos de IA. Um exemplo dado, segundo o site Engadget, é a capacidade de criar imagens a partir de um prompt de texto em apenas um segundo.

Qualcomm divulgou as especificações do novo chip (Foto: Qualcomm/Reprodução)

Snapdragon 7 Gen 3

  • Além da IA, o processador médio da Qualcomm tem velocidades máximas de CPU de 2,63 GHz, 50% mais do que a geração anterior.
  • Ainda, ele terá “incrível eficiência de energia” e uma performance relacionada a recursos de IA 60% melhor que o Gen 2.
  • A empresa ainda revelou que o Snapdragon 7 Gen 3 ajudará a melhorar a qualidade e desempenho da câmera, capturando fotos e vídeos em padrão 4K HDR, para uma experiência mais imersiva.
  • Ele terá uma integração maior com 5G, permitindo, inclusive, downloads de até 5 Gbps mesmo em locais com recepção de internet fraca.
  • Para melhorar, a Qualcomm anunciou parcerias com a Honor e a Vive, para fabricar celulares que suportem o novo chip.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.