Por muito tempo, o sonho da humanidade foi voar, ganhar os céus e, posteriormente, conquistar o espaço. Atualmente, estamos vivendo um momento da história em que nossa tecnologia nos permitiu alcançar esses sonhos. 

Infelizmente, voar não é para todos, e ir ao espaço, menos ainda. No entanto, um projeto de um divulgador científico do interior da Bahia enviou uma sonda para o limite da estratosfera e conseguiu imagens impressionantes, além de oferecer, por alguns instantes, a sensação de estar bem próximo do espaço.

Isso aconteceu em fevereiro de 2021, quando um balão estratosférico foi lançado no céu da cidade de Conceição do Coité. Após oito anos de planejamento e desenvolvimento, o balão levou aproximadamente duas horas para percorrer cerca de 80,4 km, a 32 km de altitude, ou seja, na estratosfera, a camada da atmosfera da Terra localizada entre 17 a 50 km acima da superfície.

Para saber mais sobre essa espetacular empreitada, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (24), que vai receber o astrônomo amador e divulgador científico Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON),  fundador do canal Mistérios do Espaço e responsável pelo lançamento da sonda.

publicidade

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).