A palavra “anime” é indicada para definir as animações japonesas, ou seja, os desenhos provenientes desta nação asiática. Eles podem aparecer no formato de filmes ou séries, e estão sempre dentro de uma categoria que classifica o tipo de conteúdo abordado, seja romance, comédia, terror, sci-fi, lutas ou qualquer outro tema. A seguir, confira quais os principais gêneros dos animes e descubra qual o melhor para assistir online.

Leia mais:

Principais gêneros dos animes

animes netflix
Imagem: Netflix

Quando se trata de obras audiovisuais, a palavra “gênero” designa o tipo de conteúdo central sobre o qual a história de um título é construída. Isso significa que, em um mesmo anime, é possível encontrar momentos de comédia ou romance, mas sempre há um ambiente central que define o todo da obra –– e essa classificação tem a ver com o gênero. Dito isso, veja os principais gêneros dos animes:

  • Shounen: é um dos estilos mais comuns, populares e comercializados pelo mundo. São animações em que o personagem principal costuma ser um menino e que diante das adversidades, ele cresce, se torna mais sábio e enfrenta novas aventuras. O principal conteúdo deste gênero costuma ser lutas e o público-alvo frisa os jovens adultos entre 15 e 18 anos. São exemplos Yu Yu Hakusho, Bakugan, e Hunter X Hunter;
  • Shoujo: este é quase a mesma coisa que o anterior, mas possui como protagonista uma menina. Aqui, geralmente são abordados temas escolares, de romance e de magia. Seja como for, a protagonista cresce e se torna mais sábia ao longo de sua caminhada. Exemplos: Romantic Killer e Sailor Moon.
  • Kodomomuke: são animações destinadas, especificamente, para crianças. Desta forma, apresentam um estilo mais ‘fofo’, animais falantes, e um mundo mais lúdico do que se costuma ver em outros animes. Exemplos: Meu amigo Totoro, A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, e O Castelo no Céu.
  • Seinen: funciona como uma versão mais densa do Shounen. Isso porque também há protagonistas meninos aqui, mas o público-alvo são telespectadores maiores de 18 anos, e há uma apresentação mais séria para diversos temas, como lutas sangrentas, guerras, política, drogas, sexo, etc. Exemplos: Death Note, Baki, e Banana Fish.
  • Josei: seguindo o raciocínio do anterior, o Josei é uma versão mais densa do Shoujo. Detém uma protagonista feminina que vivencia dilemas mais adultos e cujo background, geralmente, está conectado à faculdade, trabalho, e relacionamentos amorosos e sexuais. Exemplos: Paradise Kiss, Nana, e Orange.

Qual o melhor gênero para assistir online?

A resposta para isso é inteiramente pessoal. Contudo, é um fato que os animes que apresentam lutas como os eventos centrais estão entre os mais populares e, por isso, podem ser mais fáceis de serem encontrados nos principais serviços de streaming.

publicidade

Apesar disso, outros gêneros, como romance e terror, também estão disponíveis online. Por isso, o mais indicado é analisar com cuidado o tipo de animação que você prefere e pesquisar em quais sistemas de streaming elas costumam aparecer. Dentre os principais serviços, estão Netflix, Prime Video e HBO Max.