Até a popularização dos telefones celulares e da conexão de dados no Brasil, muitas pessoas recorriam aos telefones públicos para entrar em contato com outras pessoas. E, embora o número de orelhões tenha diminuído significativamente na última década, alguns ainda estão por aí – prontos para fazer ligações!

Nossa icônica cabine de telefone público foi projetada nos anos 70 pela arquiteta e designer sino-brasileira Chu Ming Silveira, com um formato oval característico que prioriza a acústica e, é claro, a privacidade.

Leia também:

Como encontrar um telefone público perto de você

Projeto Orelhão via Chu Ming Silveira/reprodução
Projeto Orelhão via Chu Ming Silveira/reprodução

Ainda que muitos dos orelhões tenham sido removidos ou vandalizados – e muitos outros estejam inoperantes por conta da cara manutenção, atualmente quase 100 mil telefones públicos estão disponíveis em território brasileiro. O Sudeste, o Nordeste e o Sul, respectivamente, são as regiões com a maior concentração de orelhões.

publicidade

Segundo a Anatel, são 66.760 orelhões funcionando 24 horas em todo o Brasil, além de 6.089 adaptados para cadeirantes, e 4.487 adaptados para pessoas com deficiências auditivas ou de fala.  

Infelizmente, não é possível fazer ligações gratuitas com um telefone público. As opções de uso são chamadas locais a cobrar (digite 9090 + número do telefone), ou cartões telefônicos – que costumam ser vendidos em padarias, bancas de jornal, farmácias e agências dos correios. 

Como encontrar um orelhão perto de mim

Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock

Tempo necessário: 2 minutos.

O Fique Ligado, um sistema que disponibiliza dados de telecomunicações, possui um mapa digital pelo qual é possível encontrar informações detalhadas, como a quantidade e localização de orelhões instalados em cada estado e município. Confira: 

  1. Acesse o mapa do Fique Ligado

  2. Busque pelo endereço

    No buscador da parte superior do mapa, insira o nome da rua, bairro, cidade ou estado onde deseja encontrar o serviço de orelhão; Você também pode dar zoom no mapa para procurar sua localização manualmente.Como encontrar orelhões passo 2

E pronto! Neste mapa você verá onde estão os orelhões mais próximos e, no canto inferior direito, é possível observar se eles estão funcionando ou se estão em manutenção.