O banco HSBC pediu desculpas aos clientes do Reino Unido após um falha que deixou o serviço indisponível no país por mais de 24 horas. O caso aconteceu na última sexta-feira (24), em plena Black Friday. Milhares de pessoas relataram nas redes sociais que não conseguiram aproveitar os descontos e fazer compras na data em função da instabilidade.

Leia mais

publicidade

Entenda o caso

  • Os problemas começaram na manhã de sexta e o HSBC logo informou que estava investigando a falha.
  • Cerca de uma hora depois, o banco informou que a situação havia sido resolvida, mas que alguns serviços poderiam continuar apresentado lentidão num primeiro momento.
  • O problema é que milhares de pessoas relataram que os serviços continuaram fora do ar por cerca de 24 horas, o que levou a instituição bancária a pedir desculpas pelo ocorrido.
  • O HSBC ainda foi criticado pela demora para atualizar sua página de status de atendimento, que fornece informações sobre a disponibilidade de serviços digitais como banco online, móvel e telefônico.
  • As informações são da BBC.
Sistema do HSBC ficou fora do ar por cerca de 24 horas (Imagem: farzand01/Shutterstock)

Falha aconteceu durante a Black Friday

Pelas redes sociais, clientes reclamaram da falta de comunicação com o HSBC. Vários relatos apontaram que não foi possível transferir dinheiro entre contas ou realizar pagamentos, o que prejudicou aqueles que tentaram aproveitar as promoções da Black Friday.

Em entrevista à BBC, Marius Acsinte, de 34 anos, afirmou que não conseguiu pagar o aluguel em função dos problemas.

publicidade

Eu esperava que o banco enviasse uma mensagem ou um e-mail explicando o porquê, mas em vez disso tive que descobrir online. Não importa se é Black Friday hoje à noite ou não, não estou conseguindo usar meu dinheiro e ninguém me informou por que isso está acontecendo.

Marius Acsinte

Moradores de áreas rurais também reclamaram do descaso do banco. Eles relataram que várias agências foram fechadas nos locais nos últimos meses e que, sem comunicação com o HSBC, não têm a quem recorrer. Recentemente, foi anunciado o fechamento de 114 agências em território britânico.

O banco não informou quantas pessoas foram afetadas e nem o que causou a falha no sistema. O HSBC tem cerca de 14,8 milhões de clientes em todo o Reino Unido e a instituição bancária estima que nove em cada 10 transações são feitas digitalmente no país.