Um novo estudo descobriu uma forma de controlar o estresse e prevenir condições de saúde mental, como depressão e ansiedade, de um jeito inovador: através do intestino. O órgão abriga inúmeros microrganismos e os pesquisadores descobriram uma bactéria em específico que ajuda no tratamento da saúde física e mental. O grande bônus é que ela é encontrada em alimentos do dia a dia, como fermentados e iogurtes.

Leia mais:

publicidade

Bactéria que previne depressão, ansiedade e estresse

O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, que destacam a notabilidade da descoberta: é a primeira que identifica o papel do Lactobacillus, a bactéria que ajuda no controle da saúde mental e física, de forma independente de outros microrganismos do corpo.

Esses organismos na flora do corpo humano são chamados coletivamente de microbiota e já são estudados em grupo como forma de combater doenças. Agora, a nova abordagem mostra como o Lactobacillus é benéfico e pode ser usado para desenvolver novos tratamentos preventivos e de controle para o estresse, depressão, ansiedade e outras condições.

publicidade
Médico aponta para intestino virtual
Flora intestinal conta mais de 39 milhões de microrganismo e estudo conseguiu estudar o Lactobacillus separadamente (Imagem: mi_viri/Shutterstock)

Como funciona

Segundo os estudiosos, essa bactéria vive no intestino e influencia os transtornos de humor de uma pessoa, tendo impacto também no sistema imunológico.

O grupo já tinha feito uma pesquisa anterior e provado que o Lactobacillus podia reverter a depressão em ratos, mas os cientistas precisavam descobrir como isso acontece.

publicidade

Então, eles usaram uma coleção de bactérias, com duas cepas de Lactobacillus e seis outas cepas bacterianas, e a testaram novamente em ratos.

Segundo o site Medical Xpress, eles descobriram que a bactéria influencia em um indicador imunológico chamado interferon gama, que regula a resposta do corpo ao estresse e outras condições, ajudando, por exemplo, a evitar a depressão já constatada anteriormente.

publicidade

Como a bactéria será usada

Tendo resultados promissores em entender como os Lactobacillus agem no corpo, eles poderão ser usados para desenvolver novas terapias e tratamentos de combate e prevenção a diversas doenças, tanto físicas quanto mentais.