Na última quinta-feira (30), o governador do Amazonas, Wilson Lima, deu uma declaração cobrando a Amazon por usar o nome do estado. A fala repercutiu. Mas qual é a verdadeira origem do nome da empresa de Jeff Bezos?
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Amazon: uma empresa que precisava começar com a letra “A”
Fundada em 1994, a Amazon surgiu como uma loja de livros na internet, mas acabou se tornando uma gigante da tecnologia e uma das empresas mais conhecidas do mundo. E foi o próprio Jeff Bezos que escolheu o nome da companhia.
O empresário queria uma marca que começasse com a letra “A” porque, na época da criação da Amazon, os sites eram listados em ordem alfabética. Assim, o objetivo era que a empresa aparecesse entre os primeiros resultados nas buscas pela internet.
A história é parecida com a da escolha do nome da Apple. Segundo Walter Isaacson, biógrafo de Steve Jobs, o cofundador da empresa escolheu o nome quando estava em um período de dieta com frutas, mas também porque sabia que o termo ficaria à frente de Atari na lista telefônica.
Assim, Bezos começou a buscar opções de nomes no dicionário até ver que Amazon era descrito como o “maior rio da Terra”, escreveu Brad Stone, autor do livro A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon. “Este não é apenas o maior rio do mundo, é muitas vezes maior que o maior rio seguinte. Ele destrói todos os outros rios”, teria dito Bezos, segundo o autor do livro.
A escolha fez a empresa abandonar o nome que usava inicialmente: Cadabra, referência à palavra “abracadabra”. Segundo o Business Insider, um antigo advogado alegava que a referência era muito obscura e, muitas vezes, a palavra era confundida com “cadáver”.
Antes de escolher Amazon.com, Bezos cogitou usar outros nomes, como Awake.com e Browse.com. Os domínios foram comprados pelo empresário e até hoje redirecionam usuários à página da loja.
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Nome já foi motivo de discussão na América Latina
- A polêmica envolvendo o nome da Amazon não é exatamente nova.
- Os oito países da América Latina que têm territórios na Amazônia questionaram durante sete anos a aquisição do domínio “.amazon” pela empresa de Jeff Bezos.
- A alegação era de que o endereço deveria ser usado para designações na internet sobre a região amazônica.
- Não houve acordo entre as partes, e, em 2019, a Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) decidiu prosseguir com o pedido de Bezos, dando razão para a Amazon.
- As informações são do G1.