O corpo humano é um organismo complexo, o que significa que diferentes estruturas cumprem diferentes papéis. Distribuídos por toda a extensão de nossos corpos, os ossos são talvez alguma das mais importantes partes dos nossos organismos, mas quantos ossos o corpo humano possui?

Leia mais

publicidade

Pelo incrível que pareça, essa resposta varia conforme a idade da pessoa examinada. Enquanto um esqueleto de um adulto é composto por 206 ossos, esse número pode variar conforme alguns fatores, especialmente a idade, pois o número de ossos tende a diminuir ao longo do tempo, além de depender dos critérios de contagem adotados pelos anatomistas.

Como funciona a estrutura óssea humana ao longo dos anos

Crianças pequenas e bebês podem ter até cem ossos a mais no corpo. Quando nascemos e durante boa parte da nossa primeira infância temos boa parte de nossos ossos formados por cartilagem. Isso faz com que o número de ossos seja maior na população pediátrica.

publicidade

Durante o crescimento, à medida que envelhecemos, estes ossos tendem a se fundir a partir de seus núcleos de crescimento. Apesar dessa fusão, nenhum osso desaparece completamente. Na vida adulta, principalmente a partir dos 40, os ossos voltam a se fundir.

Imagem: Tridsanu Thopet – Shutterstock

O processo responsável pela fusão de vários ossos em um só se chama sinostose, e consiste na junção de ossos em diferentes fases da vida e regiões do esqueleto, resultando no desaparecimento das articulações entre eles. Normalmente observado no crânio, esse fenômeno envolve a eliminação de algumas articulações específicas chamadas suturas. Com o tempo os ossos afetados pela sinostose perdem a capacidade de absorver impactos.

publicidade

Alguns ossos afetados pela sinostose são, o osso zigomático (maçã do rosto) que pode se fundir ao osso temporal, resultando na eliminação da sutura zigomático-temporal.  Em ossos do quadril, os ossos púbicos podem passar pelo processo de sinostose, formando a sínfise púbica, comum durante a adolescência ou na idade adulta. A coluna vertebral também é suscetível à sinostose, especialmente nas vértebras sacrais, que podem se fundir para criar o osso sacro na porção inferior da coluna. Nos ossos do carpo, localizados no punho, a fusão pode ocorrer entre alguns ossos ao longo do tempo, resultando em uma estrutura mais rígida.

Quantos ossos tem o corpo de um bebê?

Um recém-nascido geralmente possui entre 270 e 300 ossos. No entanto, à medida que a criança cresce, alguns desses ossos se fundem durante o processo de ossificação, resultando em um número menor de ossos à medida que atingem a idade adulta.

Quantos ossos tem uma criança de 10 anos?

Por volta dos 10 anos de idade, o processo de fusão óssea já deu conta de grande parte dos ossos, mas ainda não todos. Em média, uma criança de 10 anos saudável pode ter cerca de 206 ossos, o número típico em um adulto.

Qual é o menor osso do corpo humano?

O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado no ouvido médio. Este osso, junto com o martelo e o tímpano, é fundamental para a audição e é aproximadamente do tamanho de um grão de arroz.

Qual é o maior osso do corpo humano?

O fêmur é o maior osso do corpo humano. Este osso longo está localizado na coxa e é crucial para o suporte do peso corporal e a locomoção.