O Natal é uma época verdadeiramente especial, envolta em uma atmosfera calorosa que nos remete a lembranças afetivas de celebrações passadas. Os filmes natalinos desempenham um papel significativo nesse encanto, evocando memórias das festividades de nossa infância

Para reavivar essas memórias, que tal revisitarmos alguns dos filmes de Natal que assistimos quando pequenos? A seguir, listamos os cinco filmes de Natal mais nostálgicos que marcaram nossa infância e que você pode assistir nas principais plataformas de streaming.

publicidade

Um Herói de Brinquedo (1996)

Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way, 1996) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Esta comédia natalina para toda a família é estrelada por ninguém menos que o astro dos filmes de ação Arnold Schwarzenegger. O elenco também conta com Sinbad, Phil Hartman, Rita Wilson, Robert Conrad, Martin Mull, Jake Lloyd e Jim Belushi. 

publicidade

No enredo, um pai que está sempre ocupado com o trabalho (Schwarzenegger) negligencia as necessidades de seu filho (Lloyd). Determinado a compensar sua ausência, o homem promete dar ao garoto o brinquedo mais desejado da temporada. No entanto, ele descobre que o brinquedo está esgotado em todas as lojas e começa uma busca desesperada pela cidade para encontrá-lo.

Leia mais:

publicidade

Esqueceram de Mim (1990)

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Clássico da Sessão da Tarde, “Esqueceram de Mim” é uma comédia natalina escrita e produzida por John Hughes (“Curtindo a Vida Adoidado” e “Clube dos Cinco”) e dirigida por Chris Columbus. O filme traz Macaulay Culkin como protagonista, acompanhado por Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard e Catherine O’Hara. 

publicidade

Na trama, Kevin (Culkin), um garoto de 8 anos, acaba sendo deixado acidentalmente sozinho em casa quando sua família parte para férias de Natal. Inicialmente aproveitando a liberdade, o menino se vê em apuros quando dois ladrões (Pesci e Stern) tentam invadir sua casa. Agora, ele precisa se defender por conta própria.

Gremlins (1984)

Gremlins Imagem: Warner Bros./Reprodução

Disponível para assinantes do HBO Max.

Sob a direção de Joe Dante, “Gremlins” é um clássico dos anos 80 e dos filmes natalinos. Misturando fantasia, ficção científica, aventura e muito humor, o longa é estrelado por Zach Galligan, Phoebe Cates, Hoyt Axton, Polly Holliday e Frances Lee McCain. 

Na trama, um inventor dá um presente de Natal inusitado para seu jovem filho: um pequeno monstro adorável e inteligente chamado Mogwai. Entretanto, para cuidar da criatura, devem ser seguidas à risca três regras para evitar grandes transtornos. No entanto, quando essas regras não são cumpridas, o Mogwai dá origem a criaturas caóticas e desordeiras, os Gremlins.

O Grinch (2000)

O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, 2000) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Globoplay.

A adaptação do clássico livro infantil de Dr. Seuss, “O Grinch” é um filme de fantasia natalina estrelado por Jim Carrey. 

O longa-metragem conta a história do Grinch (Carrey), uma criatura verde, peluda e mesquinha que vive em uma montanha isolada da Quemlândia, onde os cidadãos adoram o Natal. 

No entanto, o Grinch despreza profundamente a data e decide estragar a celebração dos habitantes dessa cidade. Contudo, uma menina da Quemlândia decide ser sua amiga.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Animação que utiliza a técnica stop motion, “O Estranho Mundo de Jack” é um musical natalino gótico dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton. 

A história acompanha Jack, um entediado esqueleto que é o rei do Dia das Bruxas na cidade do Halloween. Entretanto, sua vida toma um rumo inesperado quando ele descobre um portal para o Natal e fica fascinado pela alegria da data. Contudo, sua interpretação distorcida do espírito natalino leva-o a persuadir os habitantes de sua cidade a sequestrar o Papai Noel e criar seu próprio Natal.