Avião Espacial X-37B retornando de uma missão. Crédito: Força Espacial dos Estados Unidos
A Força Espacial dos Estados Unidos vai lançar seu avião espacial secreto, o X-37B, neste domingo (10). Dessa vez, entretanto, o lançamento vai ser a bordo do poderoso foguete Falcon Heavy, da SpaceX, o que traz ainda mais atenção sobre essa nova missão do veículo.
Em um comunicado divulgado no dia 7 de dezembro, data em que o lançamento estava originalmente marcado antes de ser adiado, a SpaceX afirmou que está realizando os “preparativos finais” para a decolagem do próximo dia 10 às 22h14 (horário de Brasília), diretamente do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida (EUA). Não há confirmação se o lançamento vai ter transmissão ao vivo.
As cinco missões anteriores do X-37B foram realizadas utilizando foguetes Atlas V da United Launch Alliance (ULA), sendo que a última foi lançada em um Falcon 9.
Durante sua última missão, o X-37B passou 908 dias em órbita e retornou à Terra em 12 de novembro de 2022, pousando na pista do Centro Espacial Kennedy, anteriormente usada para o pouso dos ônibus espaciais.
O Falcon Heavy tem a capacidade de carregar cargas mais pesadas em órbitas mais altas do que os Atlas V e Falcon 9, o que possibilitará que o X-37B seja lançado mais longe no Espaço do que nunca.
Leia mais:
Embora pouco se saiba sobre as capacidades operacionais da nave espacial, alguns dos objetivos da missão USSF-52 incluem a operação do X-37B em novos regimes orbitais e a realização de experimentos com tecnologias de conscientização do domínio espacial. Um desses experimentos inclui o teste dos efeitos da radiação de longa duração no voo espacial em sementes de plantas.
Esta será a primeira vez que o X-37B exibirá o logotipo da Força Espacial e, antes do lançamento, a nave foi encapsulada com uma de suas carenagens de carga.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de dezembro de 2023 09:08