Pro

Parceria entre Microsoft e OpenAI entra na mira do Reino Unido

O órgão regulador antitruste do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) questiona se a parceria e os “desdobramentos recentes” entre a Microsoft e a OpenAI constituem uma fusão que impacta a concorrência no Reino Unido.

Para quem tem pressa:

  • O órgão regulador antitruste do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) questiona se a parceria entre a Microsoft e a OpenAI pode ser considerada uma fusão que impacta a concorrência no país;
  • O CMA anunciou que coleta opiniões para decidir se deve iniciar uma investigação para determinar se a relação estreita entre Microsoft e OpenAI constitui uma “fusão relevante”;
  • Em resposta às preocupações do CMA, a Microsoft afirmou que a OpenAI continuará como uma empresa independente. Brad Smith, presidente da Microsoft, destacou que a parceria iniciada em 2019 promoveu inovação e concorrência em IA, mantendo a independência das empresas;
  • A Microsoft investiu bilhões na OpenAI e trabalhou na integração da tecnologia da OpenAI em seus serviços. Satya Nadella, CEO da Microsoft, mencionou que as empresas estão profundamente integradas.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, falou sobre o assunto numa postagem no X (antigo Twitter) nesta sexta-feira (08):

Desde 2019, estabelecemos uma parceria com a OpenAI que promoveu mais inovação e concorrência em IA, preservando ao mesmo tempo a independência de ambas as empresas. A única coisa que mudou é que a Microsoft agora terá um observador sem direito a voto no conselho da OpenAI, o que é muito diferente de uma aquisição como a compra da DeepMind pelo Google no Reino Unido. Trabalharemos em estreita colaboração com a CMA para fornecer todas as informações de que necessita.

Leia mais:

Microsoft e OpenAI no Reino Unido

(Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

O órgão regulador britânico anunciou que busca opiniões públicas sobre se deve iniciar uma investigação para determinar se a relação estreita e multifacetada entre Microsoft e OpenAI pode ser classificada como uma “fusão relevante”.

A Microsoft investiu bilhões na OpenAI e tem trabalhado para integrar a tecnologia da OpenAI em seus serviços. Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou, em entrevista à CNN, que as duas empresas estão profundamente integradas.

Recentemente, Sam Altman, CEO da OpenAI, foi demitido e depois recontratado. Depois disso, foi anunciado que a Microsoft ganharia um assento sem direito a voto no Conselho da OpenAI.

A CMA anunciou que, em vista dos desdobramentos recentes na governança da OpenAI envolvendo a Microsoft, emitirá um “convite para comentar” para determinar se a parceria resultou numa situação de “fusão relevante” e seu possível impacto na concorrência.

O processo investigativo da CMA geralmente começa com comentários públicos, seguidos por uma investigação preliminar e, se necessário, uma investigação mais aprofundada.

Esta post foi modificado pela última vez em 11 de dezembro de 2023 21:15

Compartilhar
Publicado por
Pedro Spadoni