Start-ups em Quênia e Ruanda estão competindo para substituir táxis de motocicletas movidos a petróleo por veículos elétricos. Na Índia, mais da metade dos novos veículos de três rodas vendidos e registrados este ano são movidos a bateria. A China lidera o mercado de veículos elétricos de duas rodas, impulsionada pelo desejo de reduzir a poluição nas cidades.

A transição para a mobilidade elétrica reduziu a demanda global de petróleo em 1,8 milhão de barris por dia, sendo que os veículos de duas e três rodas são responsáveis por 60% dessa redução. Esse crescimento de veículos elétricos é vital para a transição energética, uma vez que o setor de transporte é responsável por 20% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Leia mais:

De acordo com um estudo independente, os veículos elétricos são os únicos que estão caminhando para atingir as metas climáticas globais. A substituição da frota de veículos movidos a petróleo por veículos elétricos é uma solução eficaz para reduzir a demanda de petróleo e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

publicidade

Honda vai lançar nova linha de carros elétricos – e um deles parece ter vindo do futuro; veja

Honda anunciou que irá lançar uma nova linha global de carros elétricos no evento Consumer Electronics Show (CES), que acontece de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas. A marca não deu detalhes sobre os modelos futuros, mas divulgou uma imagem na capa da transmissão oficial que pode animar os fãs do setor automobilístico.

Honda vs. carros elétricos

  • Assim como outras montadoras, a Honda tem seus próprios desafios para a descarbonização. A marca quer ter 100% das vendas em automóveis de zero emissão até 2040 e atingir a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas até 2050.
  • De acordo com o site The Verge, até 2030, a empresa espera ter 30 novos modelos elétricos, com 2 milhões de unidades vendidas.
  • A nova linha virá para corroborar com a estratégia da marca. No entanto, há alguns retrocessos: recentemente, a linha elétrica Cruise, da qual a Honda é investidora, encerrou suas operações.
  • A montadora também tem poucos modelos elétricos no portfolio, sendo um deles vendidos na Europa e Ásia e outro, o SUV Prologue, deve chegar em breve na América do Norte.
  • O próximo modelo deve ser o Acura ZDX, totalizando apenas três opções.

Leia a matéria completa aqui