Até a cadeia de suprimentos da Apple vai usar energia limpa

Mais de 300 fornecedores da Apple se comprometeram contratualmente a usar energia limpa na produção de produtos da empresa
Pedro Spadoni11/12/2023 14h55
Funcionários da Apple trabalhando em cima de painéis solares
(Imagem: Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple – cujos escritórios, lojas e data centers utilizam energia limpa há cinco anos – tem focado em reduzir também a pegada de carbono da sua cadeia de fornecimento. E mais de 300 fornecedores da Apple se comprometeram contratualmente a usar energia limpa para a produção dos produtos da empresa.

Para quem tem pressa:

  • Mais de 300 fornecedores da Apple se comprometeram contratualmente a usar energia limpa na produção de produtos da empresa, como parte do plano da Apple de transitar toda sua cadeia de fornecimento para energia renovável até o final da década;
  • Sarah Chandler, VP de meio ambiente e cadeia de fornecimento da Apple, ressalta a importância de definir metas de sustentabilidade claras para fornecedores, utilizando a experiência da Apple na transição para energia renovável como orientação;
  • A Apple oferece treinamentos e discussões contínuas para ajudar fornecedores a entender e implementar soluções de energia renovável, focando na adição de novos projetos de eletricidade renovável à rede;
  • Os treinamentos abrangem o impacto da energia limpa no combate às mudanças climáticas, medição de emissões, mudanças regulatórias e funcionamento do mercado de energia local. Workshops já foram realizados na China e estão planejados para o Vietnã;
  • O Clean Energy Buyers Institute (CEBI) tem planos para tornar esses treinamentos acessíveis a todas as empresas até 2025, com custo reduzido ou gratuito. Bessma Aljarbou, chefe de soluções de carbono dos fornecedores da Apple, incentiva a participação de várias áreas de uma empresa, não apenas do departamento de sustentabilidade.

Este compromisso faz parte do plano da Apple de transitar toda a sua cadeia de fornecimento para energia renovável até o final da década. O site Fast Company conversou com profissionais da big tech sobre como empresas podem trilhar o mesmo caminho.

Leia mais:

Apple e energia limpa

Funcionários da Apple em turbina de energia eólica
(Imagem: Apple)

Para começar, Sarah Chandler, vice-presidente de meio ambiente e cadeia de fornecimento da Apple, destaca a importância de definir claramente as metas de sustentabilidade para os fornecedores. A Apple utiliza sua própria experiência de transição para energia renovável para orientar e apoiar seus parceiros neste processo.

Bessma Aljarbou, chefe de soluções de carbono dos fornecedores da Apple, menciona que muitos fornecedores são novos no conceito de energia renovável. A Apple oferece treinamento e discussões contínuas para ajudar os fornecedores a entenderem e implementarem soluções de energia renovável.

O foco dos treinamentos é adicionar novos projetos de eletricidade renovável à rede. Os fornecedores geralmente começam com a instalação de energia renovável no local, como painéis solares, e depois expandem para projetos maiores na região por meio de acordos de compra de energia.

Os treinamentos oferecidos pela Apple cobrem uma variedade de tópicos, incluindo o impacto da energia limpa no combate às mudanças climáticas, medição de emissões, mudanças regulatórias, funcionamento do mercado de energia local e advocacia por políticas energéticas. Workshops já foram realizados na China, com um próximo previsto para o Vietnã.

O Clean Energy Buyers Institute (CEBI) planeja expandir o acesso a esses treinamentos para todas as empresas, com custo reduzido ou nenhum, até 2025. Grandes marcas também podem patrocinar o programa e participar agora.

Aljarbou enfatiza que o trabalho de sustentabilidade não precisa ser liderado apenas pelo departamento de sustentabilidade de uma empresa. Pessoas que têm relacionamentos estreitos com fornecedores podem ser capacitadas para incentivar e fornecer recursos necessários para a transição para energia limpa.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.