Após documentos internos mostrarem uma debandada de anunciantes no X ainda maior que a divulgada — mais de 200 empresas —, um novo relatório apontou, sem surpresas, que a rede social fechará o ano com queda nas vendas de anúncios. Segundo o documento, obtido pela Bloomberg, a empresa tinha como meta os US$ 3 bilhões em receitas de publicidade e assinaturas em 2023, mas ficará com US$ 2,5 bilhões, declínio significativo ante aos desafios da plataforma. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Várias empresas e instituições pausaram seus anúncios no X após um relatório do Media Matters for America, órgão de vigilância de mídia, mostrar que a publicidade da plataforma estava sendo veiculada ao lado de posts antissemitas;   
  • Entre as companhias a deixar a rede social estão a Disney, Apple, Paramount, Warner Bros, Sony, Lionsgate, Comcast, IBM, Ubisoft e, a mais recente, Walmart — NYT descobriu muitas outras que saíram sem alarde; 
  • As vendas de anúncios representam entre 70% e 75% da receita total do X; 
  • A empresa gerou pouco mais de US$ 600 milhões em receitas publicitárias em cada um dos três primeiros trimestres de 2023. Segundo previsão, ela deve ter um desempenho semelhante no período atual; 
  • Desde a aquisição de Musk em outubro de 2022, a receita mensal de publicidade do X nos EUA diminuiu pelo menos 55% ano a ano. 

Leia mais! 

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que documentos mostram que o X não vai bem financeiramente. Em julho, Elon Musk, CEO da plataforma, revelou que o fluxo de caixa da plataforma permanecia negativo devido a uma queda de quase 50% nas receitas de publicidade e a uma pesada dívida. 

publicidade

No que diz respeito ao novo documento, no entanto, Joe Benarroch, chefe de operações comerciais do X, explicou à Reuters que o relatório “apresenta uma visão incompleta de todo o nosso negócio, já que as fontes nas quais a Bloomberg confiou para obter informações não estão fornecendo detalhes precisos e abrangentes”. 

Importante destacar que, embora o X já enfrentasse uma crise no setor de publicidade quando foi comprado por Musk, o declínio foi acentuado após a aquisição do bilionário.